Só no plenário da Câmara de Vereadores de São Leopoldo cinco (5) vereadores estão na fila da janela de mudança de partido que se abre amanhã, 7 de março até 5 de abril. Gabriel Dias deve deixar o Cidadania e migrar para o Republicanos. Hitler Pederssetti sai do União Brasil para o Podemos. Tarzan Corrêa sairá do Republicanos isso é certo assim como já deve ter acertado com sua futura sigla, porém sempre que questionado diz que ainda não decidiu.
Demais
Marcelo Dentinho que se elegeu pelo PTB também irá para outro partido que ainda não revelou ou não bateu martelo. E dos vereadores titulares Jeferson Falcão parece decidido a deixar o MDB. Sobre o futuro partido, isso se realmente sair do MDB, uma das possibilidades seria o PL ou um dos partidos do grupo do delegado Heliomar Franco. Porém, apesar da certeza de Alessandro Almeida, Polaco, que Falcão estará com ele, há quem diga que o Republicanos tem chance de aumentar a bancada ainda em 2024.
Suplentes
Entre os suplentes da atual legislatura, destaque para Edite Lisboa, Cigana, que deixará o PSB e deve ir direto para o PDT para compor a nominata com viabilidade para retornar ao plenário. Cigana deve recusar o convite de Gerado Passos, presidente do União Brasil. E essa recusa não irá estremecer a relação de amizade com Geraldo Passos colegas na base de governo. Já Vitor Hugo, o Vitinho, também figura na fila da janela de transferência apesar de sua indecisão em deixar o MDB.