Fórum de Inteligência Artificial terá palestra do neurocientista Miguel Nicolelis

5 de março de 2024 - 14:44

O médico e neurocientista Miguel Nicolelis, pioneiro no estudo sobre a interação cérebro-máquina, será o palestrante principal do Fórum de Inteligência Artificial, que acontecerá no dia 25 de março, às 20h, no Teatro Feevale. No evento, que é gratuito, ele abordará o tema Inteligência artificial e o cérebro humano. Os ingressos já estão disponíveis em feev.as/ia2024. É solicitada a entrega, no dia da palestra, de 2kg de alimentos não perecíveis.

O Fórum contará, ainda, com dois painéis, que serão realizados antes da palestra de Nicolelis, também no Teatro Feevale. Confira:

– 16h: Inteligência artificial e educação: expandindo os limites do futuro – Voltado para professores, contará com a participação de Anatália Ramos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e de Ricardo Cappra, pesquisador e cientista de dados.

 17h: Inteligência artificial e a próxima fronteira dos negócios – Tendo como público-alvo empresários e empreendedores, terá as presenças de Robinson Klein, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos, e Pedro Bocchese, head de Inovação e Tecnologia na Processor

O reitor Cleber Prodanov ressalta que a intenção da Feevale em realizar o Fórum de Inteligência Artificial é fazer com que esse tema entre na pauta de discussões da Universidade, das empresas e da sociedade. “Esse é um tema novo, que temos que, necessariamente, ter coragem de enfrentar. Ele impacta a vida das pessoas, no nosso cotidiano, e tem que ser discutido para que possamos entender, principalmente, essa relação entre o homem, o seu cérebro e a inteligência artificial”, afirma.

Sobre Miguel Nicolelis

Doutor em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor em Fisiologia e Biofísica pela Hahnemann University (EUA), Nicolelis fundou e dirigiu o Centro de Neuroengenharia da Duke University (EUA) por 20 anos. Em 2021, recebeu o título de Professor Emérito desta instituição, após ter lecionado no Departamento de Neurobiologia por 27 anos, e, em 2020, coordenou o Monitora Covid-19, comitê científico de combate ao coronavírus.

Nicolelis lidera pesquisas que desenvolvem tecnologias voltadas à interação cérebro-máquina e sua aplicação no restabelecimento de movimentos em pessoas acometidas por paralisias e doença de Parkinson. O neurocientista fundou e dirige o projeto Andar de Novo e é membro da academia de ciências do Brasil e da França. Ele já foi apontado pela revista Scientific American como um dos 20 maiores cientistas da atualidade e eleito um dos 100 pensadores de maior influência no mundo pela revista Foreign Policy.

Na abertura da Copa do Mundo do Brasil, em 12 junho de 2014, um voluntário, com paraplegia completa de tronco e membros inferiores, deu um “chute simbólico” em uma bola de futebol utilizando o exoesqueleto, equipamento desenvolvido por mais de 150 pesquisadores de vários países, sob a liderança de Nicolelis. O princípio envolvido no funcionamento do exoesqueleto é a interface cérebro-máquina, conexão explorada pelo neurocientista desde 1999 que prevê que a atividade cerebral é capaz de controlar de maneira direta um equipamento externo ao corpo humano.

Nicolelis também é autor dos livros Muito além do nosso eu: a nova neurociência que une cérebros e máquinas – e como ela pode mudar nossas vidasMade in Macaíba – a história da criação de uma utopia científico-social no ex-império dos TapuiasO Cérebro Relativístico – como ele funciona e por que ele não pode ser simulado por uma Máquina de Turing; e O verdadeiro criador de tudo – como o cérebro humano esculpiu o universo que nós conhecemos.

Saiba mais

Promovido pela Universidade Feevale, o Fórum de Inteligência Artificial é gratuito e acontecerá no dia 25 de março, no Teatro Feevale. A palestra com o neurocientista Miguel Nicolelis será realizada às 20h. Os dois painéis, que acontecem às 16h e às 17h, também são gratuitos. Os ingressos para todas as atividades estão disponíveis em feev.as/ia2024. É solicitada a entrega, no dia da palestra, de 2kg de alimentos não perecíveis.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo