Após um 2023 de polêmica sobre as versões da história de São Leopoldo por conta com reflexo direto na construção coletiva das celebrações, os movimentos são outros em 2024 e o sinal concreto veio do carnaval. A Império do Sol desfilou no sábado (24) e venceu o campeonato da série Prata, em Porto Alegre, com alas miscigenadas formadas por todas as raças e etnias que vivem aqui, como os descendentes alemães entre os quais, o presidente da comissão estadual do Bicentenário, Rafael Gessinger, junto com o secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais Marcel Frison.
Superar conflitos ideológicos
“A letra do samba da Império do Sol destaca exatamente isso, dizendo sou africano, alemão e brasileiro, originário, luterano, macumbeiro”. Esse é um dos movimentos que supera alguns conflitos ideológicos do ano passado e o perfil do time da Cultura em nome da cidade e do Bicentenário. Estamos articulando para aproximar e não para afastar as pessoas”.
Ingrid Marxen
“Temos muito a fazer e por isso chamamos para nossa equipe a Ingrid Marxen, ex-diretora do Museu Visconde de São Leopoldo. É uma referência, conhece tudo sobre a Alemanha e tenho certeza que nos ajudará muito na articulação nesse ano tão intenso e certamente vai marcar na história”, disse Marcel Frison no Berlinda News Entrevista desta sexta-feira (1).
Gerenciamento das escolas
“Tenho certeza que o desfile de amanhã será lindo porque todas as escolas se preparam muito e vão contar a história com vários recortes. Um dos debates que iremos fazer com os carnavalescos das escolas é sobre o gerenciamento, afinal são empresas sem fim lucrativo que geram recursos, movimentam a cadeira produtiva.”
Compras coletivas
“A compra do material, do tecido pode ser feitos de forma coletiva logicamente cada uma escolhendo os produtos de acordo com o enredo. Também queremos incentivar escola de bateria, por exemplo, para que tenhamos puxadores da cidade, bateristas, passistas, destaques. Tudo isso pode ser daqui, mas é preciso incentivar.”
Tudo pronto
“Sobre o desfile de amanhã faço o convite para todas as pessoas, famílias. Tem estrutura, espaço e quem quiser leve sua cadeira para ficar mais à vontade. Tem praça de alimentação, segurança à espera do público.”
Estou muito feliz
No final da manhã de hoje (1), Ingrid Marxen saiu da Prefeitura com a pasta de documentos pessoais necessários para a contratação até 31 de dezembro. Sua função será de Assessora Especial do Bicentenário. “Estou muito feliz mesmo com o convite. Sempre disse que não queria ser a Oma da SL Fest, figura fundamental para a celebração e muito bem representada pela Amália. Quero contribuir em tudo o que sei e for necessário, por exemplo, na tradução com visitas de alemães”, disse Ingrid que é guia de turismo como freelancer em viagens para a Alemanha. “Faço isso antes mesmo da regulamentação da profissão”.
Ouça o programa completo
I’ve shared this article with my network, and the discussions it sparked were enlightening. It’s evident that your content is making a positive impact in the [industry] community.
wonderfox dvd ripper pro crack