Uma equipe da Secretaria Municipal de Educação (Smed) esteve reunida com a secretária municipal de Saúde (Semsad), Andréia Nunes, para construir iniciativas que ampliem a informação sobre o combate ao Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue) e sobre sintomas da doença e tratamento. A conversa ocorreu nesta segunda-feira (26), na Semsad (4º andar da Prefeitura).
As escolas envolvem um universo de milhares de pessoas e é fundamental que seja de conhecimento dos estudantes, professores e, consequentemente das famílias e da comunidade, o que está acontecendo na cidade, região e no país. A compreensão correta da transmissão, dos ambientes propícios para focos, dos sintomas da doença e das estratégias de combate é essencial para reduzir a incidência, principalmente no período mais crítico que tende a ser nos próximos meses. “Já estamos com muitos casos na cidade e, abril e maio tendem a ser meses preocupantes. Por isso, precisamos instrumentalizar a sociedade para que todas e todos estejam unidos nesta tarefa de evitar a proliferação do Aedes”, comenta Andréia.
A estratégia proposta pela Smed é capacitar sobre o tema já nos próximos dias através de reunião de diretores, além de ampliar o trabalho nas instituições municipais e conveniadas através do Núcleo Interdisciplinar de Saúde na Escola (NISE), entregar material informativo nos espaços e realizar um “aulão” de capacitação com os estudantes dos Grêmios Estudantis para que estes sejam multiplicadores das informações em suas comunidades.
“Os Grêmios Estudantis envolvem mais de 450 estudantes. São crianças e adolescentes que estão em todas as localidades da cidade, e que, com certeza, serão parceiros nesta luta contra o mosquito da dengue. Estamos organizando um projeto bem legal para estes grupos e esta pauta será prioridade de trabalho. Também vamos pedir que os professores abordem substancialmente o tema nas salas de aula”, diz a assessora de Assuntos Intersetoriais da Smed, Renata Matos.
Junto de Renata, participaram da reunião, pela Smed, o jornalista e assessor de Comunicação, Diogo Garcia Fernandes, e os assessores pedagógicos da Gestão Democrática, Márcia Rodrigues Schmitz e Gustavo Hercovitz.