Última escola a desfilar na primeira noite do Carnaval de Porto Alegre, a Bambas da Orgia entrou na avenida às 4h45 deste sábado, 24, evocando a ancestralidade africana e com o enredo Òrànmíyàn, que reafirma o compromisso da agremiação com o resgate da cultura negra.
O primeiro setor do desfile representou a fundação do Reino de Oyó, considerado o panteão africano e a criação do mundo a partir da nação Òbátáalá, além da criação de Òrun-Àiyé. O segundo setor trouxe lendas dos orixás e divindades africanas. Já o terceiro mostrou a caminhada rumo ao monumento para Ògún. Ao final, 16 alas da escola fundada em 1940 cruzaram a avenida do Porto Seco, já no amanhecer de sábado, incluindo a bateria e três alegorias.
Passaram pelo Complexo Cultura Porto Seco na primeiro noite de desfile também a União da Tinga, Império da Zona Norte, Academia de Samba Praiana, Academia de Samba Puro, Copacabana, Acadêmicos de Gravataí, Imperatriz Dona Leopoldina, Fidalgos e Aristocratas e por fim o Bambas da Orgia.
Neste sábado teremos:
19h10 – Tribo Os Comanches
20h – Império do Sol
21h – Protegidos da Princesa Isabel
22h – Filhos de Maria
23h – Unidos da Vila Mapa
0h10 – Vila Isabel
1h20 – União da Vila do IAPI
2h30 – Estado Maior da Restinga
3h40 – Imperadores do Samba
4h50 – Realeza