Neste sábado (24), ocorrerá uma força-tarefa da saúde no bairro Vicentina, com a abertura de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Paim e Vicentina, nesta última com a presença da Farmácia Móvel. E também no sábado, o atendimento será das 8h às 16h por demanda espontânea, sem agendamento. Dos 369 casos registrados nesta sexta-feira a maioria é na Vicentina.
A decisão foi tomada após reunião do Comitê de Controle e Combate à Dengue que ocorreu ontem. Outra medidas estão sendo tomadas, entre elas, quatro unidades de saúde vão garantir o atendimento da população até às 20h, além das UBSs Brás e Cohab Feitoria, a partir desta sexta, também as unidades Paim e Vicentina passam a atender das 8h às 20 horas, sem fechar ao meio dia.
A Secretaria de Saúde já encaminhou para as unidades básicas repelentes destinados para gestantes, além de kits de reidratação, que serão distribuídos conforme prescrição médica já na própria unidade. Pessoas com sintomas devem seguir procurando o atendimento na unidade de saúde mais próxima, e para garantir uma melhor retaguarda e atendimento o Hospital Centenário contará com espaço exclusivo para pacientes, do tipo B, mais graves. “O decreto permite que a gente possa dar um andamento mais rápido e efetivo para as nossas ações. Nosso desafio é baixar a curva de casos para que não se torne algo mais grave nos meses de março e abril”, alertou o prefeito Ary Vanazzi.
O secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, chamará a comunidade escolar para o debate. Com auxílio das telas interativas, Spolaor quer que professores e estudantes recebam informações para se tornarem multiplicadores dentro de suas casas. “75% das transmissões do vírus ocorrem dentro da área de moradia. O aedes não voa grandes distâncias. Por isso é importante chamar à população para o debate, isso inclui as crianças e professores da nossa rede pública”, sublinhou. A ideia é apresentar vídeos educativos sobre a eliminação de criadouros e orientações sobre os primeiros sintomas.
Ao lado da equipe da Vigilância Ambiental, a secretária da Saúde Andréia Nunes fez um relato dos trabalhos que estão em andamento, entre eles, a aplicação de inseticida, mas reforçou que o principal é a prevenção. “O ideal é não deixar a larva virar mosquito. É o que chamamos de eliminação mecânica. Ou seja, virar o pote com água parada. Sem água, a larva não sobrevive”, ressaltou.
Mutirão de limpeza
Estão sendo planejadas ações articuladas com foco na limpeza e recolhimento de entulhos, entre Semov, Semurb, Semae e Secretaria da Saúde que terá um calendário anunciado nos próximos dias.
A Ouvidoria também relatou pedidos de providência que têm chegado pelos canais e destacou a importância do pronto atendimento das demandas, e da busca de solução para os temas de denúncias apresentados.
Por parte da Comunicação, serão ampliadas as ações de rede social, materiais informativos, matérias e informações diárias com boletins e orientações para a população, além da ampliação de carros de som nas comunidades para alertar a comunidade sobre medidas preventivas e cuidados com os sintomas.
Na próxima semana será feita uma transmissão online para as telas digitais instaladas nas salas de aula para estudantes e professores com orientações de cuidados e campanhas específicas dentro das escolas.
Também estão sendo articuladas ações de campanha de doação de repelentes junto às empresas por meio da Câmara Temática da Indústria, iniciativas articuladas em diálogo com o MP e Poder Judiciário para ações em casos mais graves. O Procon também deverá intensificar ações de fiscalização de possíveis preços abusivos em repelentes.
No encontro também foi informado que serão contratados novos agentes e supervisores para atuarem nas ações de enfrentamento, além de ações envolvendo o Orçamento Participativo, junto às comunidades, conselheiros e lideranças comunitárias.