A comunidade carnavalesca da escola Império do Sol, de São Leopoldo, está na contagem regressiva e finalização dos detalhes para o desfile no Complexo Porto Seco, em Porto Alegre, neste sábado (24), pela Série Prata do Carnaval de Porto Alegre. O tema enredo é “Um Bicentenário com mais de 200 anos – São Leopoldo, a saga histórica da cidade povoada, amada e miscigenada”.
O prefeito Ary Vanazzi (PT) e a primeira-dama Daniela Affonso irão torcer e desfilar com a escola que está no carnaval há 25 anos. Na terça-feira (20) teve prova da roupa especial. O prefeito Vanazzi terá a companhia da corte do carnaval de São Leopoldo 2024: o rei Momo, Luan Fernandes, a rainha Vanelise da Silva, a primeira princesa Marla Deber Selenti e a segunda princesa Thayná Brito. Ainda no bloco leopoldense as soberanas da São Leopoldo Fest: a rainha Mariana Brandolt, a primeira princesa, Jéssica Gomes, a segunda princesa, Chaiane Pipper Alves, e a Oma Amália Sauter.
“A escola Império do Sol é um expoente da cultura leopoldense. E nada mais justo do que, neste ano tão especial para São Leopoldo, a cidade esteja abraçada com a escola neste desfile no Porto Seco” relata o secretário de Cultura e Relações Internacionais, Marcel Frison.
A Escola Império do Sol tem apoio da Prefeitura de São Leopoldo por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) para participar do desfile. O evento terá transmissão da TVE.
Confira a ordem de desfile de Carnaval de Porto Alegre, na sexta-feira, 23 de fevereiro: União da Tinga, Império da Zona Norte, Academia de Samba Praiana, Samba Puro, Copacabana, Bambas da Orgia, Imperatriz Dona Leopoldina, Fidalgos e Aristocratas e Acadêmicos de Gravataí.
No sábado, 24 de fevereiro: Os Comanches, Império do Sol, Protegidos da Princesa Isabel, Filhos de Maria, Unidos da Vila Mapa, Unidos de Vila Isabel, União da Vila do IAPI, Estado Maior da Restinga, Imperadores do Samba e Realeza.
Acompanhe o samba-enredo da Império do Sol:
(Vinicius Brito, Vinícius Maroni, Inácio Rios e Chico Professor)
Guaraci beija a Pindorama
O rio trama com as montanhas
Dançando pro mar
O linho se entrelaça à melanina
E aos olhos da coroa
Faz de ninho este lugar
O vale mistura as cores
Saberes, sabores
Açores, africanos, Carijós
O vale se tinge de cores
Das dores, da fé
Na vila pulsa a vida capilé
Do horizonte, sonhos distantes
Às margens sinuosas do Itapuy
Embalaram a viagem imigrante
A terra é majestosa por aqui
A lida que semeia sesmarias
Na Feitoria, cultiva a saudade
A cidade floresce assim
E o trem que passa abraça o amanhã
Por um lugar ao sol…
Esse povo construiu
A colônia leopoldense, a primeira do Brasil
E a Império do Sol
Que brilha neste céu
Tua morada é São Léo
Sou alemão, africano, brasileiro
Originário, luterano, macumbeiro
Bato no peito, sou imperiano
A minha história tem mais de 200 anos