“Os 55 integrantes do diretório municipal vão decidir o nome do PDT para majoritária”, presidente Fabiano Haubert

19 de fevereiro de 2024 - 14:01
Por Sônia Bettinelli

Os 55 pedetistas que integram o diretório municipal irão escolher quem dos três nomes – Iara Cardoso, Juliano Maciel, Nado Teixeira – será o candidato do partido para a majoritária. O calendário será definido ainda em fevereiro para tratar do assunto em março. “Quem for escolhido pela maioria do diretório será o candidato do PDT, do trabalhismo, não o candidato de si próprio. Ainda em fevereiro vamos tratar do calendário para esse debate que será em março”, afirmou o presidente municipal, vereador Fabiano Haubert, no Berlinda News Entrevista. Simultaneamente Fabiano trata da possibilidade de recomposição para 21 vereadores, sem tirar o foco da janela de transferência de partido de 7 de março a 5 de abril.

O PDT é favorável

“Estamos acompanhando a conversa sobre recomposição para 21 vereadores. O PDT é  favorável e defendíamos que isso tivesse ocorrido um ano antes. Mas como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mudou algumas coisas, o prazo para tratar da recomposição é até as convenções partidárias (20 julho a 5 de agosto). A vereadora Iara Cardoso, presidente da Casa, está conversando com os partidos para saber se o assunto vai para a pauta. ” Já recebemos e conversamos com algumas pessoas sobre reforço  do partido.”

“Queremos todos, mas descontentes não”

“A janela de transferência significa dois movimentos: de receber algumas  candidaturas e também a  possibilidade de alguém do PDT sair. Não queremos ninguém descontente dentro do partido, estamos trabalhando, o partido está aberto. Mas se alguém estiver desconte não vamos trancar ninguém que queira sair. Nós queremos todo mundo, um partido forte tem debates fortes.”

O PDT tem que ter um prefeito

“A minha visão de política em São Leopoldo, o PDT tem que ter um prefeito, temos que construir isso. Construímos primeiro um vice vamos debater, a partir dos três nomes vamos apresentar isso , faremos uma pesquisa, ninguém se coloca como vice. A Sônia falou daqui  a pouco o Juliano Maciel pode ser candidato a vice. Não o nome que for escolhido, se for o Juliano primeiro será candidato a prefeito, mas ninguém faz política sozinho. Hoje somos governo  e temos relação com os partidos da base. A construção começa aí.”

Não  abrimos mão do regulamento

“Sobre a  direção estadual, tenho conversado e inclusive visitei o presidente estadual Romildo Bolzan. Nós temos um estatuto, um regulamento dizendo que  a definição é do diretório municipal, tudo dentro da legalidade. Os 55 integrantes do diretório vão decidir a candidatura. A estadual dizer, por exemplo,  esse é o candidato, nós não aceitamos.”

Ouça o programa completo

Notícia anterior
Próxima notícia

Comentários

Alessandro Gil Pereira da Conceição Jochem

Saudações democráticas: O PDT foi parceiro de 1a hora da importante recomposição de cadeiras no Legislativo leopoldense, mais visões, profissões e bairros merecem representação proporcional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo