Moradores farão protesto amanhã (16) 18 horas, em frente ao Zoo por asfaltamento da estrada atrás do presídio

15 de fevereiro de 2024 - 19:58
Por Sônia Bettinelli

Moradores da Estrada Municipal Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul farão um protesto às 18 horas desta sexta-feira (16), na BR-116, em frente ao Zoo. Conforme o líder comunitário Alex Sandro Oliveira, objetivo é cobrar das autoridades municipais e estaduais o asfaltamento da estrada de 1,8 quilômetro, que  faz ligação com o Presídio de Sapucaia do Sul. “Quando o presídio estava sendo construído a promessa era de asfaltar assim que a obra estivesse pronta. Passados quatro anos nada foi feito e nós estamos nessa situação.  foi feito.  “Nossa situação é de alagamento, poeira e muito buraco, tá difícil”, diz.

Impasse entre Prefeitura e Estado

Prefeitura e Estado, por meio da Secretaria Estadual de Logística e Transportes estão num impasse sobre quem deve realizar a obra.

O que diz o Estado

“Neste momento, o Governo do Estado, via Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), assumiu o compromisso de elaborar o projeto de asfaltamento do acesso ao presídio, o que foi feito. Como a estrada é municipal, o Estado só assumirá novas responsabilidades em eventual convênio com a prefeitura.” Enviada via assessoria de imprensa.

O que diz a Prefeitura de Sapucaia do Sul

“O município de Sapucaia do Sul ressalta que, quando foi realizada a assinatura de ordem de início das obras da Penitenciária Estadual, em 2018, foi assinado um Termo de Compromisso onde o Estado se responsabiliza pelo asfaltamento da Estrada Municipal Parque Zoológico, com acesso ao novo presídio, além da construção de uma nova sede para o 33º Batalhão de Polícia Militar (que encontra-se parada) e a implantação de uma nova delegacia de polícia.Infelizmente, o governo do Estado não deu a prioridade necessária para a realização dos compromissos firmados com o município de Sapucaia do Sul. A prefeitura, no intuito de agilizar as contrapartidas, elaborou o projeto técnico do asfaltamento da rua, mesmo não sendo de sua responsabilidade, e encaminhou o documento ao Governo do Estado e Secretaria Estadual de Logística e Transportes. Entretanto, até o momento, não recebemos nenhuma manifestação por parte do governo sobre o andamento do asfaltamento.
Reiteramos nosso compromisso em manter o diálogo com os moradores e seguir insistindo com o governo Estadual sobre a priorização desta obra tão importante ao município.”

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo