O Programa Cidade Iluminada segue melhorando e ampliando o serviço de iluminação pública nos bairros e avenidas de São Leopoldo. E com esse objetivo, nesta sexta-feira, 9 de fevereiro, o prefeito Ary Vanazzi anunciou durante vistoria da nova etapa de substituição de lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED na Vila Barreira, o investimento de R$ 11 milhões em iluminação pública no município.
Desde 2018, quando lançado, o programa já instalou aproximadamente nove mil pontos de iluminação pública com lâmpadas LED em avenidas, praças, pontes e viadutos da BR-116 em São Leopoldo.
O prefeito Vanazzi comentou que o projeto traz diversos benefícios para a cidade. “Além de trazer economia para as finanças do município, a troca destas luminárias proporciona muito mais visibilidade, melhorando muito a questão da segurança nos bairros”, destacou. O chefe do executivo acrescentou: “com mais segurança o comportamento das pessoas muda”. Ao todo, serão cento e sessenta e nove lâmpadas novas instaladas até a próxima terça-feira (13) no bairro Fazenda São Borja. “A equipe estará trabalhando durante o feriado de Carnaval para atender os moradores da região”, complementou Vanazzi.
Benefícios
O titular da Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), Sandro Lima, afirmou que as lâmpadas de LED têm uma assinatura ecológica comprovada em relação a sua manufatura e consumo. “Qualquer tempestade ou vento mais forte, talvez obriguem a troca das lâmpadas de vapor de sódio em um período curto. As de LED possuem uma vida útil muito maior, inclusive em relação com a resistência às intempéries climáticas”, enfatizou o secretário, comentando também que a troca reduzirá a incidência de queima das luminárias. “Estas lâmpadas também proporcionam a redução de pontos escuros, ampliando a condição de visão de horizonte principalmente à noite”, falou Sandro Lima.
Com maior iluminação, a tendência é também reduzir o número de ações de ocasião como furtos e roubos, sendo fundamental principalmente para as mulheres. O secretário da Semurb reforçou o posicionamento do prefeito Ary Vanazzi, apontando que a luminosidade traz uma sensação de segurança nestes locais em que estão sendo operados.
Cidade em LED
Ao todo, São Leopoldo conta com 25 mil luminárias públicas. Destas, 9 mil já são de LED. “Até o final de março e começo de abril temos a pretensão de chegar a 10 mil novos pontos de iluminação pública. Queremos chegar a 80% do total até o final do ano em toda a cidade, para finalizar no ano que vem os outros 20%”, constatou Sandro Lima. O início do trabalho foi realizado em grandes avenidas, rotas de ônibus e praças, em razão de serem espaços de acesso e grande circulação.
Mais eficiência na luminária de LED
O diretor de Iluminação Pública da Semurb, Jiovane Veiga, mencionou outros benefícios das lâmpadas de LED. “A economia passa de 150 para 90 watts em consumo de energia com uma potência de qualidade igual ou superior. Então, estamos preservando o meio ambiente e proporcionando maior qualidade na iluminação pública. Estas lâmpadas iluminam mais o bairro, proporcionando maior segurança à comunidade, necessitam de menos manutenções e são menos vulneráveis comparadas às lâmpadas de 150 watts”, explicou.