Com 132 casos positivos e 63 suspeitos, São Leopoldo cria mais uma vez a Força-Tarefa para combater a dengue

9 de fevereiro de 2024 - 10:54
Por Juliano Palinha

Com 132 casos positivos de dengue e outras 63 suspeitas na cidade,  o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi convocou  reunião de urgência nesta sexta-feira (9) e cria mais uma vez a Força-tarefa contra a dengue. Foram convocados fiscais, agentes comunitários de saúde e demais servidores do governo municipal com o objetivo de reforçar a fiscalização em residências, locais públicos, e demais áreas que fazem parte do grupo de risco para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Vanazzi apontou quatro ações que serão tomadas a partir de hoje:

  1. Retomada da força tarefa envolvendo todas as secretarias. Um mutirão de limpeza nos principais pontos de descarte irregular cidade;
  2. Uma campanha de orientação e mobilização da comunidade com carros de som passando pelos bairros;
  3. Criar uma portaria autorizando os médicos para criar protocolos de combate a doença através de medicamento;
  4. A prefeitura irá comprar repelente para distribuir a população de baixa renda.

VICENTINA E SÃO JOSÉ

Conforme o prefeito Vanazzi e a secretária de saúde Andreia Nunes, os bairros com mais casos são Vicentina e São José. “O São José é um bairro com muitas piscinas. E nossos agentes tem dificuldade de entrar. Já a  Vicentina porque são locais com casa mais baixas e acumulo de água”, comentou.

Inseticida pode auxiliar

Mesmo que o uso de inseticida não tenha sido comentado na live, assessoria de imprensa confirmou que o produto será comprado como mais uma ferramenta no combate a proliferação do mosquito da dengue. A reportagem da Berlinda ouviu o virologista Fernando Spilki, professor da Feevale, que destaca o uso de inseticida como mais  um instrumento de combate ao mosquito. “Cada secretaria de saúde dos municípios usam suas estratégias, mas o inseticida é sem dúvida um instrumento que auxilia no combate”, pontou. Em Novo Hamburgo o produto tem sido usado nos bairros e também nas escolas.

Denúncia

Informações e denúncias de piscina com água suja, água parada e alguma suspeita proliferação da dengue o canal de registro é pelo telefone 156 da Ouvidoria Municipal.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo