Com 132 casos positivos de dengue e outras 63 suspeitas na cidade, o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi convocou reunião de urgência nesta sexta-feira (9) e cria mais uma vez a Força-tarefa contra a dengue. Foram convocados fiscais, agentes comunitários de saúde e demais servidores do governo municipal com o objetivo de reforçar a fiscalização em residências, locais públicos, e demais áreas que fazem parte do grupo de risco para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Vanazzi apontou quatro ações que serão tomadas a partir de hoje:
- Retomada da força tarefa envolvendo todas as secretarias. Um mutirão de limpeza nos principais pontos de descarte irregular cidade;
- Uma campanha de orientação e mobilização da comunidade com carros de som passando pelos bairros;
- Criar uma portaria autorizando os médicos para criar protocolos de combate a doença através de medicamento;
- A prefeitura irá comprar repelente para distribuir a população de baixa renda.
VICENTINA E SÃO JOSÉ
Conforme o prefeito Vanazzi e a secretária de saúde Andreia Nunes, os bairros com mais casos são Vicentina e São José. “O São José é um bairro com muitas piscinas. E nossos agentes tem dificuldade de entrar. Já a Vicentina porque são locais com casa mais baixas e acumulo de água”, comentou.
Inseticida pode auxiliar
Mesmo que o uso de inseticida não tenha sido comentado na live, assessoria de imprensa confirmou que o produto será comprado como mais uma ferramenta no combate a proliferação do mosquito da dengue. A reportagem da Berlinda ouviu o virologista Fernando Spilki, professor da Feevale, que destaca o uso de inseticida como mais um instrumento de combate ao mosquito. “Cada secretaria de saúde dos municípios usam suas estratégias, mas o inseticida é sem dúvida um instrumento que auxilia no combate”, pontou. Em Novo Hamburgo o produto tem sido usado nos bairros e também nas escolas.
Denúncia
Informações e denúncias de piscina com água suja, água parada e alguma suspeita proliferação da dengue o canal de registro é pelo telefone 156 da Ouvidoria Municipal.