A presidente da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, vereadora Iara Cardoso (PDT) recebeu apoio incondicional sobre a revogação do decreto que previa a transferência do Legislativo para o bairro Rio do Sinos, num prédio alugado que faz parte da antiga Borbonite. Pelo contrato de setembro de 2023, a reforma do local para receber a Câmara de Vereadores custaria cerca de R$ 2,3 milhões dos cofres públicos. …”reflete uma postura responsável e alinhada aos interesses públicos. Tal medida evita um gasto excessivo dos recursos públicos em reformas de uma propriedade privada, que, além de não serem compensadas no aluguel, não contribuiriam para o patrimônio público”, diz parte da nota pública assinada pelas diretorias do Observatório Social do Brasil – São Leopoldo; Conselho das Igrejas e Ministérios de São Leopoldo e Sindcontábil Vale do Rio dos Sinos, respectivamente João Darzone, Paulo Jair e Paulo Roque Luiz.
O apoio foi uma decisão conjunta após o advogado João Darzone solicitar agenda com a presidente Iara Cardoso para saber todo o processo. “Fiquei sabendo da decisão da presidente Iara pela Berlinda quando estava viajando. Na volta nos reunimos e decidimos pelo apoio porque as instituições que representamos tem comprometimento com a transparência, a ética e a eficiência na gestão pública”, disse Darzone.
Antiga Sede da Unisinos
Sobre a possibilidade da Câmara de Vereadores de São Leopoldo ser transferida para a antiga Sede da Unisinos, entre a avenida Dom João Becker e Rua Brasil, os presidentes das instituições definem como uma visão estratégica e inovadora. segue a nota:
“A localização, adjacente à prefeitura, facilita a integração e a colaboração entre os poderes Executivo e Legislativo, fortalecendo assim a governança local e a gestão pública. Esta decisão não apenas preserva um sítio histórico e cultural de grande valor para a comunidade de São Leopoldo, mas também promove uma gestão mais eficiente e acessível dos espaços públicos.
Portanto, as instituições citadas acima aplaudem a liderança e a visão da Presidente Iara Cardoso, e reafirmam seu apoio a todas as ações que promovam a transparência, a responsabilidade fiscal e a eficácia na administração pública. Esta decisão contribui significativamente para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar da nossa comunidade.”
Fevereiro
Conforme o prefeito Ary Vanazzi, a transferência da Câmara de Vereadores será resolvida por ele e pela presidente Iara Cardoso (PDT), em fevereiro. A ideia do prefeito é comprar a antiga Sede da Unisinos, visto que a universidade já manifestou interesse na venda por questões financeiras.