A prefeitura de Novo Hamburgo aumenta as ações contra a dengue no município. Conforme o painel de monitoramento de Aedes aegypti do Estado, o município está com 224 casos e 97 sob investigação. A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo está realizando intensas ações, entre elas aplicações de inseticida. O produto já passado em partes dos bairros Centro, Ideal, Pátria Nova e Rio Branco.
Os bairros Ouro Branco, Pátria Nova, Petrópolis, Primavera e Rondônia também estão recebendo as ações. Essas aplicações de inseticida são realizadas em um raio de 200 metros do caso confirmado, visando eliminar os mosquitos transmissores.
Segundo a prefeitura, pontos com maiores índices de proliferação do mosquito, como oficinas, floriculturas, cemitérios, ferro-velhos e borracharias são revisitados a cada 60 dias.
Durante a aplicação, é aconselhável que as pessoas não saiam para a rua, que mantenham portas e janelas abertas para que o produto possa atingir os mosquitos de dentro de casa, que protejam os animais, além de proteger potes de comida e água, e confiram se as caixas de água estão bem fechadas.
Visando um diagnóstico mais rápido e um manejo mais adequado, o Município também realizou a aquisição de testes rápidos para várias unidades de saúde. Ainda em fevereiro, os agentes municipais de saúde e todos os servidores da secretaria receberão treinamento específico sobre as arboviroses.