O Hospital Centenário recebe mais uma pessoa internada por causa da dengue em São Leopoldo. Segundo assessoria do hospital, o estado de todos são leves. No município já são 108 casos de dengue confirmados e 50 em investigação, conforme painel do Estado. Pela manhã, no programa Berlinda News Entrevista, a secretária de saúde de São Leopoldo, Andreia Nunes, disse que fará ações envolvendo as demais secretarias começando pelo bairro Vicentina, região com o maior número de casos. A principal recomendação segue a linha nacional dos profissionais sobre o controle da doença, que é cada morador cuidar da casa, pátio. “Um processo educativo”, destacou Andreia Nunes. Hoje o Estado registrou a segunda morte por dengue. Um homem de 65 anos.
Eliminar criadouros
A ação mais importante feita pelos servidores, e que deve ser repetida pela população, é eliminar os criadouros, não permitindo acúmulo de água nos pátios ou até mesmo dentro de casa em vasos de plantas e potes de animais de estimação. “Quando os agentes realizam as visitas domiciliares, eles orientam moradores e eliminam mecanicamente os criadouros, que nada mais é do que virar recipientes com água”, reforçou a secretária.
Denúncias
Moradores que tiverem denúncias de água parada devem contatar a Ouvidoria SUS pelo telefone 2200-0736, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h ou pelo e-mail ouvidoria.sus@saoleopoldo.rs.gov.br. Outra opção é o atendimento presencial no Centro Administrativo (avenida Dom João Becker, 754, Centro), das 9h às 14 horas.
Cuidados dentro das casas e apartamentos
- – Tampe os tonéis e caixas d’água;
- – Mantenha as calhas sempre limpas;
- – Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- – Mantenha lixeiras bem tampadas;
- – Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- – Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- – Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.
Área externa de casas e condomínios
- – Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;
- – A água da piscina deve ser tratada o ano inteiro;
- – Limpe ralos e canaletas externas;
- – Atenção com bromélias, babosas e outras plantas que podem acumular água;
- – Deixe lonas bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
- – Guarde os pneus em local coberto ou fure-os para que não acumulem água;
- – Não deixe água da chuva acumulada em qualquer lugar.