Vanelise da Silva, da Escola de Samba Imperadores do Sul, foi escolhida a rainha do Carnaval do Bicentenário de São Leopoldo. A primeira princesa é Marla Deber Selenti, da Escola Leões da Feitoria e a segunda princesa, Thainá Brito, da Escola Estação Primeira de São Léo. Luan Fernandes foi reconduzido ao cargo de Rei Momo. A rainha levou um prêmio de R$ 2,5 mil e as princesas receberam R$ 2 mil cada uma.
A escolha ocorreu ontem na quadra da Escola de Samba Império do Sol, no bairro São Miguel, começou no sábado (3), quando as candidatas foram avaliadas pelos jurados em entrevista nos quesitos comunicação, elegância e simpatia, no Centro Cultural José Pedro Boéssio. A preparação artística ficou a cargo do dançarino e coreógrafo Carlos Henrique, passista renomado do Carnaval de Porto Alegre. Os figurinos do concurso foram confeccionados por Igor Rodrigues, responsável pelo Ateliê XV, referência em fantasias de Carnaval.
“A sensação é de muito orgulho de poder representar a minha escola, a Imperadores do Sul. Lembrando que no ano do Bicentenário, a Imperadores tem sua primeira rainha do Carnaval. Então, vou cumprir meu papel com muito orgulho e representar todas as entidades”, disse Vanelise da Silva.
Na abertura do evento, o prefeito Ary Vanazzi destacou a diversidade cultural e étnica como formadora da cidade que completa 200 anos e é berço da Imigração Alemã, tema dos desfiles das Escolas de Samba no Carnaval 2024. “Essa cidade foi construída por negros, brancos, alemães, italianos, por todos nós. O Carnaval é a expressão daquilo que chegou primeiro aqui na cidade, junto com os portugueses, que foram os africanos, que vieram trabalhar em nosso país. Tenho o maior orgulho nos anos em que fomos governo de apoiar o Carnaval, e vocês das Escolas de Samba tem que entender que nós somos o terceiro maior e melhor Carnaval do Estado”, lembrou Vanazzi.
“Este é um ano muito importante para nós. Eu falei para as meninas da importância e da relevância que tem essa tarefa de representar não somente o nosso Carnaval, mas também representar o município nos 200 anos da nossa cidade. Vamos abrir os 200 anos da nossa cidade com essa grande festa popular. Vamos fazer um Carnaval histórico que vai marcar e honrar a tradição plural de diversidade que representa a expressão popular das nossas vilas”, recorda Marcel Frison, secretário da Secult.
Desfile de Carnaval e Baile Infantil
O desfile oficial do Carnaval será no dia 2 de março, na avenida Dom João Becker, passarela do samba Tom Astral. O tema do Carnaval deste ano é a história de São Leopoldo: a imigração alemã e seus 200 anos. No domingo de Carnaval, dia 11 de fevereiro, haverá o Baile de Carnaval Infantil, na Praça da Biblioteca.
As candidatas à corte do Carnaval e Escolas de Samba
- Vanelise da Silva, 35 anos, analista de compras e suprimentos, da Escola Imperadores do Sul;
- Darieli Prates, 28 anos, auxiliar administrativa, da Escola Império do Sol;
- Thayná Brito, 27 anos, auxiliar administrativa, da Estação Primeira de São Léo;
- Marla Selenti, 35 anos, professora, da Escola Leões da Feitoria;
- Danyely Damaceno, 29 anos, maquiadora e consultora de beleza, da Escola Leões da Feitoria;
- Leandra Muniz, 38 anos, agente comercial, da Alambique Leopoldense;
- Maria Aparecida Santos, 41 anos, segurança e professora de dança, da Alambique Leopoldense.