Ministério da Saúde estuda ampliar oferta da vacina contra dengue

4 de fevereiro de 2024 - 09:25

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse neste sábado (3) que o governo estuda ampliar a oferta de vacinas contra a dengue no País. A informação foi repassada durante a abertura do Centro de Operações de Emergências (COE) contra a dengue, em Brasília.

Segundo a ministra, foram realizadas reuniões com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantã para tratar do tema. “Todo o nosso esforço será para ampliar essa oferta (de vacinas)”, disse a ministra. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema de saúde pública. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil em 20 de janeiro. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica responsável pela Qdenga. Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. A previsão é que o País receba 5,2 milhões de doses este ano. Inicialmente, a vacina será aplicada na população de regiões endêmicas, em 521 municípios. Para 2025, a pasta já contratou outras 9 milhões de doses. Mesmo com a ampliação, a ministra destacou que a oferta do imunizante não trará impactos imediatos para o combate à doença. “Elas (as vacinas) significam muito, até porque adquirimos vacinas para 2024 e 2025 e todo o nosso esforço será para ampliar essa oferta, mas não vai ter um impacto nesse intervalo inicial de poucos meses”, apontou.

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema de saúde pública. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil em 20 de janeiro. Essas doses fazem parte de um total de 1,32 milhão fornecidas pela empresa responsável pela produção da vacina contra a dengue. Está prevista a entrega de outra remessa com mais de 568 mil doses para fevereiro. A previsão é que o país receba um total de 5,2 milhões de doses ao longo deste ano. Inicialmente, a vacina está sendo aplicada na população de regiões endêmicas, em 521 municípios. O Ministério da Saúde já contratou outras 9 milhões de doses para serem entregues até 2025.

69 CASOS EM SÃO LEOPOLDO

Em São Leopoldo são 69 casos até agora e 35 estão aguardando resultados. Só no mês de janeiro foram 125 notificações na cidade. A secretária de saúde Andreia Nunes diz que a Vicentina é o bairro com maior registro até agora.

Denúncias

Moradores que tiverem denúncias de água parada devem contatar a Ouvidoria SUS pelo telefone 2200-0736, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h ou pelo e-mail ouvidoria.sus@saoleopoldo.rs.gov.br. Outra opção é o atendimento presencial no Centro Administrativo (avenida Dom João Becker).

Cuidados dentro das casas e apartamentos

  • – Tampe os tonéis e caixas d’água;
  • – Mantenha as calhas sempre limpas;
  • – Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • – Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • – Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • – Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • – Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.

Área externa de casas e condomínios

  • – Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;
  • – A água da piscina deve ser tratada o ano inteiro;
  • – Limpe ralos e canaletas externas;
  • – Atenção com bromélias, babosas e outras plantas que podem acumular água;
  • – Deixe lonas bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
  • – Guarde os pneus em local coberto ou fure-os para que não acumulem água;
  • –  Não deixe água da chuva acumulada em qualquer lugar.

Cuidado e sintomas

A população deve ficar atenta aos sintomas: dor de cabeça e febre alta, dor atrás dos olhos, dor muscular, dor nas articulações, apresentar manchas vermelhas na pele, erupções na pele, náuseas, vômitos. Neste caso, a orientação é que a pessoa procure a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo