Moradores de um loteamento na Fazenda São Borja, bairro Jardim América, receberam as matrículas imobiliárias que garantem o direito a propriedade definitiva pelo programa de regularização fundiária da prefeitura de São Leopoldo, o Regulariza Mais São Léo. Os secretários de Habitação, Karina Camillo, o secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, e os servidores da Semhab, Jair e Ângelo responsáveis pelo acompanhamento do projeto até a liberação das matrículas se reuniram com os moradores na manhã deste sábado.
Nelson Spolaor destacou a importância de políticas públicas habitacionais. “Fomos nós que regularizamos os terrenos, negociamos com o Ministério Público e resolvemos um problema histórico, porque as famílias viviam em uma insegurança, porque não sabiam se iriam sair de seus terrenos, se suas casas não seriam desmanchadas, se teriam que pagar”, disse.
De acordo com a titular da Semhab, Karina Camillo, as políticas de regularização fundiária do governo Vanazzi já beneficiaram cerca de 10 mil famílias. “Essa política de olhar para as periferias da cidade, olhar para as pessoas que mais precisam faz a diferença na vida delas”. Ao lado das casas existe um arroio e uma mata ciliar compacta e preservada. Foi recuperada pelos moradores com mudas de espécies de árvores nativas, frutíferas que atrai aves como a jacutinga, e animais como o gambá e o porco-espinho.