A semana encerra com o PSDB de São Leopoldo no centro de debates dentro e fora dos bastidores da política pelo desfecho de uma crise interna envolvendo a presidente Kelbe Gonçalves Rodrigues, o então vice-presidente Alessandro Almeida Polaco, o secretário e ex-vereador Cláudio Giacomini. Embora a federação com o Cidadania seja apontada como pivô, a saída de Giacomini, Polaco estaria ligada à disputa de espaço e poder no partido. Conforme documento (abaixo) também saíram os vogais Luis Fernando Timoto e Luciano Arruda do Canto.
Presidência
Em setembro de 2023 Kelbe Gonçalves Rodrigues foi eleita presidente numa construção interna para renovar e atrair mais filiados para o fortalecimento do PSDB. Porém, o protagonismo da presidente teve várias interpretações, entre as quais de projeto pessoal o que começou a incomodar parte do grupo. A executiva estadual foi acionada e se reuniu com a presidente em SL, mas teria sido apenas para ouvir, deixando o comando com Kelbe, inclusive porque não teria visto nada de autoritarismo.
Federação
Por decisão da direção nacional do PSDB, desde 2022, o partido faz parte da federação com o Cidadania por quatro anos a contar de 2022, ou seja, vale para a eleição municipal de 2024. No caso de São Leopoldo, o PSDB está oficialmente no grupo que apoia a candidatura do delegado Heliomar Franco, enquanto o Cidadania está com o Republicanos com projeto de candidatura própria. Mesmo assim, a nominata com 14 nomes precisa contemplar os dois partidos.
Percentual
Um dos impasses sobre a nominata vem do estatuto da federação que não fala sobre candidatura de vereadores, até porque a federação foi criada para eleição geral de 2022. Sobre percentual, o estatuto fala em 70% a 30% mas em relação à composição da executiva da federação (que ainda não existe em SL). Outro detalhe é que o partido com bancada (Cidadania tem vereador) tem vantagem na composição da executiva. Mas o estatuto também permitiria acordo entre os partidos sobre a nominata.
Reunião
Sobre executiva da federação e nominata, Kelbe Gonçalves Rodrigues e o presidente do Cidadania, Marcus Vinícius Ortácio e o vereador Gabriel Dias se reúnem na segunda-feira (5), 19 horas.
PP
O destino dos ex-tucanos é o PP presidido por Rafael Padilha, que por sua vez trabalha para indicar o candidato a vice-prefeito do delegado Heliomar Franco. E o nome do PP é pastor Jaílson Nardes que também está indo para o progressista.
O que cada um diz:
Giacomini
“O grande motivo da minha saída é devido a uma federação com o partido cidadania que nos impuseram a nível nacional, e que aqui é extremamente ruim politicamente para o PSDB, na minha opinião. Eu sou apoiador de primeira hora do pré-candidato a prefeito delegado Heliomar. No cidadania se lançou um pré candidato a prefeito. Portanto não tenho como ficar nesta federação nestas condições, pois com certeza não vou apoiar esta candidatura.”
Alessandro Almeida, Polaco
“Fomos (grupo) para o PSDB para um projeto a longo prazo, macro e agora saímos juntos por certo descontentamento pela falta de um amplo debate e porque o prazo eleitoral de transferência partidária está logo aí. Não houve briga. Na verdade o PSDB não é mais atrativo por conta da federação. Nada pessoal e esperamos que o PSDB siga no grupo que apoia Heliomar Franco e nós seguimos para um caminho mais atrativo que hoje é o PP. Esperamos que o PSDB tenha uma boa caminhada e todos juntos aí na frente.”
Kelbe Gonçalves Rodrigues
“Quanto ao apoio ao Heliomar seguimos no projeto, mas segunda-feira (5) às 19 horas, começaremos reunião com a federação, para cuidarmos efetivamente do projeto do PSDB.”
Heliomar Franco
O delegado Heliomar Franco acompanha os fatos e disse que segue conversando com a presidente do PSDB Kelbe em relação ao apoio a sua candidatura. “Já conversamos sim . Antes e depois desses fatos. O que ouvi dela é que segue apoiando integralmente nosso projeto”.
Rafael Padilha
“Ontem (2) tive uma longa conversa com Presidente Kelbe , continuamos numa parceria da majoritária pois o PSDB é muito importante para o nosso Grupo. E também que diferente do que foi noticiado de uma briga interna isso não existe, a saída do pessoal foi por causa da federação. Estamos, todos os partidos juntos no projeto para eleger Heliomar nosso prefeito.”