“Meu desafio à frente do 25º BPM é manter índices baixos e deixar o quartel em ótimas condições para o efetivo e comunidade”, tenente-coronel Fiori Chesani Júnior

2 de fevereiro de 2024 - 14:53
Por Sônia Bettinelli

Assim que seu nome foi confirmado como comandante do 25º BPM de São Leopoldo/Portão/Capela de Santana, o tenente-coronel Flori Chesani Júnior, usou a tecnologia aliada à sua expertise no setor de inteligência da Brigada Militar (BM) para saber sobre a cidade, características, dados econômicos, população, do próprio efetivo e do clima. “Aqui faz muito calor em comparação à Caxias do Sul, o que não significa dado negativo porque certamente o inverno não é tão rigoroso”, disse o comandante ao chegar no estúdio nesta sexta-feira (2), com temperatura na casa dos 30 graus, como convidado do Berlinda News Entrevista. Ele (Chesani) assume a função em substituição ao tenente-coronel, Alessandro Goi, agora em Alvorada.

Especialista nos setores da Polícia Comunitária e Inteligência, o novo comandante que está há cinco (5) dias na cidade,  está fazendo visitas para se apresentar às autoridades. Já foi recebido pelo prefeito  Vanazzi (PT), tem agenda com a presidente do Legislativo, Iara Cardoso (PDT), Polícia Civil, por exemplo, seguindo para empresas, comércio e a comunidade”, disse.

Maior desafio

“Desde já quero convidar a comunidade para conhecer a casa própria do  25º BPM, que por muito tempo mudou de endereço até a mudança definitiva graças ao trabalho e luta de muitos comandos. Por isso meu maior desafio à frente do 25º BPM é deixar melhor do que encontrei. É uma área enorme com capacidade física para todas as necessidades da corporação inclusive com estande de tiro para o treinamento. Mas para isso terei a humildade de pedir ajuda ao Poder Público, às empresas, à comunidade. A Taurus vai fazer o estande de tiro dentro do quartel.”

Nossa casa comum

“Quando o Papa Francisco diz que é preciso cuidar da nossa casa comum, está se  referindo ao meio ambiente para que nossa vida seja melhor. Assim deve ser a relação dos policiais com o quartel. Precisa oferecer boas condições para o trabalho, para o descanso, para o treinamento. E o mesmo serve para a comunidade que vai até lá para conhecer, para ser atendida. Em Caxias desenvolvemos um projeto levando as crianças das escolas para conhecer, para estreitar o vínculo com quem faz a segurança, a proteção.”

Integração com as forças de segurança

“A integração entre as forças de segurança de São Leopoldo envolvendo BM, Polícia Civil, GCM, Prefeitura, Polícia Federal, Bombeiros, Conselho Tutelar é muito boa, chamou muito minha atenção. Isso é fundamental para a sociedade. Em Caxias do Sul existe a integração, mas não da forma como estou vendo aqui. Talvez o tamanho da cidade tenha relação. Caxias é o dobro.”

Videomonitoramento é modelo

“O videomonitoramento de São Leopoldo é modelo no Estado. Em Caxias do Sul está começando a ser implantado agora. Inclusive no meu período de férias acessei o site Berlinda, por recomendação de colegas da imprensa de lá (Caxias), e li sobre uma reunião  da capitã Bibiana com a GCM articulando para que o  25º BPM possa acessar. Temos o maior interesse e vamos trabalhar para que isso ocorra na prática porque serão mais pessoas atentas o que permite trabalho preventivo para nós. E a Polícia Civil resolve muitos crimes com as imagens que são incontestáveis.”

Violência contra a mulher

“Confesso que não consigo entender a violência doméstica, mas assim como outros crimes, por conta da minha formação profissional, a prevenção é o caminho a longo prazo para tratar disso. E essa prevenção é com os projetos com as crianças pelo Proerd, por exemplo. A violência sempre será prioridade em relação aos problemas causados pelo escapamento de motos, barulho, que também incomodam e a população deve nos acionar, porém qualquer crime ou fato que atente contra vida será nossa prioridade.”

Ouça o programa completo

 

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo