Os vacinadores da rede municipal de Saúde de São Leopoldo participaram da capacitação sobre as novas orientações para as vacinas contra a Covid-19. A principal mudança para o ano de 2024 é que o imunizante foi inserido no calendário nacional, e deve se tornar uma rotina, especialmente para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
A orientação é que as crianças recebam três doses, com um intervalo de quatro semanas entre a dose 1 e a dose 2, e oito semanas entre a dose 2 e a dose 3. Para pessoas acima de 5 anos, que não possuem comorbidades e já receberam 2 doses, o clico pode ser considerado encerrado, e apenas receber o reforço anual.
Responsável pela capacitação, a coordenadora de imunizações, Karen Carvalho, falou da importância de promover esses momentos. “Como estamos tendo muitas atualizações, mudanças e novas orientações para a vacina, a gente precisa ter esses encontros de educação continuada, para informar os vacinadores e, desta forma, eles podem dar sequência no calendário atualizado, principalmente este da Covid-19 que houve uma grande alteração para 2024”.
Karen ainda explica o motivo dessas resoluções. “Com o passar dos anos, houve a diminuição da circulação do vírus. Ele se tornou mais brando, menos letal e a população já tem uma certa proteção, então só é necessário a dose de reforço”, ressaltou.