São Leopoldo terá 4 delegados na 4ª Conferência Nacional de Cultura

Publicado em:

Alice Bemvenuti, Marco Antonio Fillipin Rodrigues, Rosecler Winter e .Gabriela Affonso Frison são os quatro delegados eleitos de São Leopoldo para a 4ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada entre 4 a 8 de março, em Brasília. A eleição foi na 6ª Conferência Estadual de Cultura, que encerrou ontem, no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre., foi promovida pela Secretaria Estadual da Cultura (Sedac).

Alice e Marco representam o Poder Público, enquanto Rosecler e Gabriela foram  eleitas pela Sociedade Civil. O RS estará em Brasília com 47 delegados no total, sendo 19 da Sociedade Civil, 10 do Poder Público e 18 tirados no encontros setoriais dos demais segmentos como por exemplo, teatro, música, culturas populares, audiovisual, literatura, museus, patrimônio cultural, cultura viva.

“O encontro é um momento importantíssimo para atualização de práticas e conceitos, excelente oportunidade de debates sobre as políticas de cultura e, sobretudo, um espaço que exige, de todos participantes, o exercício incansável da democracia”, reforça o secretário-adjunto da Secult, Jari da Rocha

“Este é o primeiro encontro estadual da Cultura pós-pandemia. Uma oportunidade de encontros e reencontros de gestores e agentes culturais para troca de saberes, experiências e ideias. É um momento riquíssimo no sentido de seguir com as construções das políticas culturais nas esferas municipais, estadual e federal”, ressalta o coordenador do Sistema Municipal de Cultura, Marco Fillipin.

Conforme Patrícia Affonso, do escritório do Ministério da Cultura (Minc) do RS, os delegados de São Leopoldo foram eleitos pela representação nos seguintes segmentos:

Rosecler Winter, a cigana Rose foi eleita pela setorial das Culturas Populares/Gabriela Affonso Frison articulou uma Frente da Juventude na Cultura que elegeu 4 delegados, 2 de Santana do Livramento, 1 de Bagé e ela, a mais votada  das mulheres na sociedade civil.

Marco Antonio Fillipin Rodrigues foi eleito pela relações estaduais o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul (Codic/RS) e a Famurs;Alice Bemvenuti pela relação com museus, patrimônio e memória.

Lei estadual Cultura Viva RS

Presente nos dois dias da 6ª  Conferência Estadual da Cultura, a vereadora de São Leopoldo, Ana Affonso (PT), é autora da lei estadual Cultura Viva RS. “Essa lei de minha autoria quando fui deputada estadual, está completando 10 anos e foi construída com a Rede de Pontos de Cultura e aprovada num período de efervescência da cultura popular de base comunitária no país, com investimentos de 6 milhões aqui no Estado, vindos do governo federal”, escreveu Ana em seu perfil das redes sociais com críticas aos governos estadual e federal da  época dos presidentes Temer e Bolsonaro, acrescentando que foi pela resistência da classe artística …”que conquistamos as leis emergenciais como a Paulo Gustavo e Aldir Blanc, que tiraram o setor da UTI. Viram como a política pode representar avanços ou descontinuidades nos direitos da população?”, referindo-se à realidade de hoje com o governo Lula, segundo Ana, quando os direitos do setor são respeitados e incentivados com políticas e recursos.

 

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Aimoré vence o Bagé na noite deste sábado e segue liderando a Divisão de Acesso 2025

Com gol de Ariel de pênalti o Aimoré venceu...

BR-470, entre Veranópolis e Bento Gonçalves, será bloqueada a partir das 20h deste sábado

Com a previsão de alto volume de chuva para...

“A democracia sem mulheres é uma democracia mutilada”, Sandra Grohe

Na a 6ª Conferência Municipal de Políticas Para as...

Estreia neste sábado pela manhã o Master 60 anos do time do Rio Branco de São Leopoldo

A família do time do Rio Branco segue crescendo....