Com 28 casos registrados no município São Leopoldo intensifica as ações de combate ao mosquito da dengue. Segundo a secretária de saúde, todos os bairros foram percorridos na busca de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. A iniciativa faz parte do primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti, o LIRAa, de 2024, que possibilita o diagnóstico dos locais mais propensos para a proliferação do mosquito.
O resultado aponta novamente para alto risco de contaminação. A ação percorreu, por amostragem, todos os bairros do município, abrangendo 3.113 residências. Das 210 amostras coletadas nas casas, 155 deram positivo para a dengue. O próximo levantamento ocorrerá em maio.
A secretária da Saúde Andréia Nunes ressalta que, além do LIRAa, a Prefeitura segue cotidianamente com as visitas em pontos estratégicos. “Os agentes de combate às endemias percorrem todo dia os pontos mais expostos como floriculturas, ferros-velhos e cemitérios. No LIRAa, são feitas visitas domiciliares. A maneira mais efetiva de combate ao aedes é não permitir que ele se reproduza, eliminando a água parada. Isso cada um de nós deve fazer”.
Eliminar criadouros
A ação mais importante feita pelos agentes e que deve ser repetida pela população é eliminar os criadouros. Ou seja, não permitir que haja água parada nos pátios ou até mesmo dentro de casa em vasos de plantas e potes de animais de estimação. “Quando os agentes vão nas casas, eles orientam moradores e eliminam mecanicamente os criadouros, que nada mais é do que virar recipientes com água”, reforçou Andréia.
Cuidado diário
Diariamente pontos estratégicos como borracharias, ferros-velhos, floriculturas e cemitérios são vistoriados por agentes. Nos locais onde há casos confirmados, ou até suspeitos, a Prefeitura realiza ações de orientação e eliminação mecânica de criadouros. A prática é chamada de Pesquisa Vetorial Especial (OVE), indicada pelo Ministério da Saúde como ação de bloqueio.
Denúncias
Moradores que tiverem denúncias de água parada devem contatar a Ouvidoria SUS pelo telefone 2200-0736, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14 horas ou pelo e-mail ouvidoria.sus@saoleopoldo.rs.gov.br. Outra opção é o atendimento presencial no Centro Administrativo, na avenida Dom João Becker, 754 – Centro, das 9h às 14 horas.
Cuidados dentro das casas e apartamentos:
– Tampe os tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.
Área externa de casas e condomínios:
– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;
– A água da piscina deve ser tratada o ano inteiro;
– Limpe ralos e canaletas externas;
– Atenção com bromélias, babosas e outras plantas que podem acumular água;
– Deixe lonas bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
– Guarde os pneus em local coberto ou fure-os para que não acumulem água;
– Não deixe água da chuva acumulada em qualquer lugar.