A qualificação do setor público é a principal obsessão de Rafael Forneck como secretário de Administração da Prefeitura de São Leopoldo. “Desenvolver uma política pensando a curto, médio e longo prazo é fundamental. O nosso objetivo é deixar a Prefeitura preparada para os próximos anos, fornecendo aos servidores diversas capacitações nas mais diversas áreas de atuação”.
E é com este viés que o prefeito Ary Vanazzi, na tarde desta segunda-feira, 22 de janeiro, assinou o protocolo de intenções de cooperação técnico-científica entre a Escola de Gestão Pública da Prefeitura de São Leopoldo (EGP) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O ato ocorreu no gabinete do chefe do executivo, 7º andar da Prefeitura.
O protocolo
O protocolo de intenções determina que “o projeto visa a promover o intercâmbio técnico-científico de conhecimentos relevantes à educação continuada de gestores e servidores públicos municipais, bem como o aperfeiçoamento e treinamento dos quadros técnicos em temas relevantes para a gestão municipal, através de compartilhamento de estudos e pesquisas desenvolvidas na Universidade, a serem difundidas por meio de aulas, seminários, ciclos de debates, cursos e demais atividades formativas, a cargo da EGP”.
Para o prefeito Vanazzi, este convênio promoverá benefícios ao cidadão leopoldense. “O funcionário público que está preparado, ajuda a aumentar a receita, cuidar, estimular e orientar melhor a população. Esta capacitação é um dos princípios que geram humanidade”, ressaltou.
O reitor da Unisinos, Sérgio Eduardo Mariucci, comentou sobre a parceria desenvolvida com o poder público. “O projeto tem a finalidade de acolher o cidadão. Naturalmente as capacitações vão surtir efeito em quem busca atendimento na Prefeitura”, frisou o reitor ao lembrar que São Leopoldo é a cidade que projetou a Unisinos para o Brasil.
Inicialmente, a parceria visa elaborar um levantamento com as carências do setor público. Para isso, a Unisinos conta com uma equipe experiente em pesquisa e análise de dados. Segundo o titular da Secretaria de Administração (Semad), Rafael Forneck, o processo se dará através da construção de um questionário que será aplicado aos servidores municipais. O secretário acrescenta que as principais áreas de atuação dos serviços serão a qualificação do atendimento ao público e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Homenagem
Durante a solenidade, a ex-diretora da EGP, Luciana Penna, recebeu uma homenagem do prefeito e das demais autoridades. A gestora qualificou-se no concurso público da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) onde atuará como professora.
Em tom de despedida, a emocionada Luciana Penna agradeceu ao prefeito Vanazzi pela confiança em seu trabalho e falou da sua alegria em fazer parte da concretização deste projeto. “A realização desta parceria é um sonho. Estando lado a lado conosco, a Universidade vai nos auxiliar no serviço público em todas as suas esferas, escalas e níveis. A Escola de Gestão Pública é referência na política de capacitação permanente dos agentes públicos, sendo uma ferramenta de visão educacional e uma escola de políticas sociais para governança democrática e participação política”, destacou Luciana.
Também participaram do ato, o secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor; a nova diretora da EGP, Neusa Nascimento; a vereadora Iara Cardoso (PDT) e o ouvidor do município, Daniel Passaglia.