POR SÔNIA BETTINELLI: Tentando destrinchar a prévia do PT em pleno rescaldo

22 de janeiro de 2024 - 16:48
Por Sônia Bettinelli

Para destrinchar a prévia do PT, que encerrou oficialmente na madrugada desta segunda-feira (22) é preciso revisitar 2003, fazer um recorte de Vanazzi (hoje), estratégia do PT na cidade a partir de 2025 e só então falar do resultado.

Em 2003, Ary Vanazzi e Ronaldo Zulke, respectivamente Articulação de Esquerda (AE) e Democracia Socialista (DS) disputaram quem seria o candidato a prefeito em 2004 e  o poder de cada corrente interna. Até então a  hegemonia era da DS. Desde então, 20 anos (2003/2023) a AE assumiu a hegemonia que foi posta à prova novamente em 2024 (ontem). Foi nova disputa entre as correntes em relação a poder e espaço com  Nestor Schwertner (7 mandatos de vereador) liderança incontestável levou a base às urnas com campanha orgânica de porta em porta.

Vanazzi

Uma das frases repetida desde ontem é sobre o reflexo da prévia e do resultado  para o petista Vanazzi. No rescaldo da mobilização de ontem (22) acompanhada por todos os grupos políticos da cidade pela Berlinda, acompanhei uma prévia histórica, uma disputa entre correntes petistas maiores que muitos partidos que estarão na disputa de outubro. E a liderança incontestável é Vanazzi no 4º mandato de prefeito, liderança estadual e com trânsito livre em Brasília. Agora se a pergunta é sobre Vanazzi estrategista da AE para a prévia, pelo que vi desde 2020, por não ter feito sucessor natural a partir de 2017, quando retorna como prefeito, decidiu fazer uma aposta arriscada e só recuou após muita insistência interna. Seguiu ousado e bancou um nome  nos  últimos 45 dias, começando pela mudança de domicílio eleitoral, embora já faça parte do 1º escalão do prefeito Vanazzi desde 2004 (com intervalos). Já a trajetória política de Spolaor  se confunde com a do próprio Vanazzi.

Unidade

A partir de agora Vanazzi, a AE, a DS (após curar a ferida) irão enfrentar o desafio que se resume a palavra UNIDADE fundamental para a disputa de julho. Nesse caso, a unidade é das correntes internas. Logo ali está a conversa com o PDT e em seguida com PCdoB, PV, PSD, PSB, União Brasil, PTB  e o vereador Tarzan Corrêa, que é base, mas não com o Republicanos.

2026

No topo da lista das prioridades para o atual projeto seguir no 7º andar está o pacote de projetos de mais de 1 bilhão, todos inscritos no PAC, ou seja, fazer obras com recursos do governo Lula e não de financiamento para mostrar a importância do canal São Leopoldo/Brasília para 2026.

7 votos

Apesar da “informação” nunca dita oficialmente pela executiva, de diferença de 1 voto a favor de Spolaor, a nota oficial diz que :Spolaor recebeu 1.087 votos e o companheiro Nestor Schwertner recebeu 1.080 votos. Foram 10 votos nulos e 03 votos brancos.

Recontagem

A executiva municipal fez a recontagem de todas as 17 urnas na presença dos candidatos Nestor Schwertner e Nelson Spolaor processo que foi até o início da madrugada cujo reflexo do lado de fora foi de tensão, irritação, discussões fortes e muita reclamação. Isso tudo de petistas para o PT. Ah e os próximos capítulos sobre o desenrolar da prévia não foram depositados nas urnas, ou seja, ainda não começaram a ser escritos.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo