Após oito horas de espera, quatro recontagens dos votos o presidente do PT de São Leopoldo, Guilherme Louzada anunciou o resultado da prévia: Nelson Spolaor 1.087 votos, Nestor Schwertner 1080, 10 votos nulos e três brancos totalizando 2.184 mil votantes. Spolaor será o nome do partido para a eleição de outubro. A apuração começou às 17 horas e encerrou na madrugada desta segunda-feira (22), 1h17min.
Recontagem, tensão, incerteza
Do lado de fora da sede do PT, o clima oscilava indo da euforia, silêncio, discussões entre apoiadores de Nestor e Nelson. Teve empurrão, entre alguns mais nervosos, mas tudo resolvido .
GCM na porta
Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) chegaram no local pouco depois das 21 horas, isolaram a entrada da sede, cordão de isolamento na rua. A presença da GCM provocou críticas e indignação de algumas pessoas principalmente com a chegada de duas viaturas. Pouco depois das 22 horas a secretária Giselda Matheus foi até a porta da sede e em seguida os agentes da GCM foram embora.
A disputa entre Nestor Schwertner e Nelson Spolaor já está na história do PT de São Leopoldo como uma prévia que dificilmente se repetirá, ao menos aqui. Desde o início da manhã até agora, a praça Tiradentes, foi um caldeirão democrático entre os petistas para indicar quem será o candidato do partido para a eleição de outubro.
Os deputados Miguel Rosseto e Dionilso Marcon, respectivamente apoiador de Nestor Schwertner e Nelson Spolaor, acompanham a prévia neste domingo, mas também estiveram nos debates regionais porque reflete no Estado e até mesmo em Brasília.