Levantamento realizado pelo DetranRS revela que 39% das apresentações de real condutor infrator do RS foram realizadas eletronicamente em 2023. Seja pela Central de Serviços do DetranRS ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, os gaúchos aderiram com entusiasmo aos serviços digitais. Dados divulgados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) apontam que 36% das apresentações de condutor feitas no país via Carteira Digital de Trânsito foram do RS.
A apresentação de real condutor infrator acontece quando o responsável pela infração não é o proprietário do veículo. Nessas situações, o proprietário apresenta formalmente ao órgão de trânsito o condutor que estava dirigindo no momento, que é responsável pela infração. Até 2019, a apresentação de condutor infrator era feita exclusivamente em papel, pelos Correios ou atendimento presencial dos órgãos de trânsito. Em novembro de 2019, o serviço foi disponibilizado na Central de Serviços do DetranRS e, em 2020, na Carteira Digital de Trânsito, do Governo Federal.
No Rio Grande do Sul, há vários caminhos para fazer a apresentação de real infrator: pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (onde estão também os documentos do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação), pelo Portal da Senatran e pela Central de Serviços do DetranRS.
A Senatran divulgou que em 2023, foram 243.257 mil indicações de condutor infrator realizadas pelo meio eletrónico em todo o país, sendo 225.260 feitas diretamente no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e outras 19.997 mil pelo Portal. Desse total, os gaúchos foram responsáveis por 81.888 requerimentos pela CDT e 6.854 pelo Portal, totalizando 88.742 processos digitais (36%).
O DetranRS recebeu, no total, 283.508 apresentações de condutor, sendo 110.924 por meio eletrônico (Central de Serviços, CDT e Portal Senatran), ou seja, 39% do total dos requerimentos de condutores gaúchos em 2023.
Para a chefe da Divisão de Infrações do DetranRS Ângela Roxo, a boa adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica, que oferece desconto de 40% para quem optar pelo serviço digital, explica a grande adesão também para o serviço de apresentação de condutor. “Além da eliminação do papel e espaços de armazenamento, o serviço digital também agiliza o serviço para o órgão de trânsito e para o cidadão, eliminando o tempo de Correios e tramitação de processos em papel. Embora nós consideremos uma boa adesão em curto período de tempo, ainda temos espaço para avançar.