O Laboratório de Controle e Garantia de Qualidade em Jogos Digitais (LabQA) da Universidade Feevale completou, neste mês, dois anos. Localizado no Câmpus II, em Novo Hamburgo, o espaço está alinhado ao padrão da indústria internacional de produção de jogos e vem atendendo empresas do mercado estadual e nacional, sempre com foco no controle e na garantia da qualidade em jogos digitais.
O LabQA foi criado quando a Universidade Feevale foi a vencedora de um edital da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT), vinculado ao GameRS, programa que busca contribuir com o desenvolvimento do setor de jogos digitais no Rio Grande do Sul. A proposta de implantação do espaço foi do curso de Jogos Digitais da Instituição, através do Laboratório de Objetos de Aprendizagem.
O edital contemplou o desenvolvimento de know-how e de serviços voltados ao processo de controle e garantia de qualidade – Quality Assurance (QA) – nos produtos que estão em desenvolvimento pelas empresas do setor. Esse é um dos fatores essenciais para garantir a competitividade das empresas de jogos nacionais, tanto no mercado interno quanto externo. Empresas que disponibilizam o serviço de garantia de qualidade são uma realidade em termos de oferta internacional, mas ainda é um mercado incipiente no Brasil.
Polo de desenvolvimento de jogos, o Rio Grande do Sul tem empresas atuando tanto no mercado nacional como internacional. Dados da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) apontam que o ano de 2023 consolidou a existência de 1.042 empresas de jogos digitais em todo o Brasil. Somente entre 2020 e 2022, foram lançados 2.064 jogos. Desses projetos, a internacionalização se destaca: 65% das empresas declaram que a maior parte da receita advém de faturamento no exterior.
“A atuação do LabQA da Universidade Feevale tem se configurado como um importante fator para o sucesso dos projetos das empresas que atendemos, seja nas orientações sobre questões de qualidade ou na aceitação dos projetos para com os públicos estimados”, afirma o coordenador do curso de Jogos Digitais, Eduardo Müller. Ele destaca, ainda, que o laboratório é um local de desenvolvimento para os estudantes, oportunizando experiências únicas com as empresas.
Segundo Müller, nestes dois anos o LabQA atendeu, gratuitamente, 17 empresas, totalizando 39 projetos, sendo 21 para mobile e 18 para PC. Nesse período, mais de 30 pessoas da comunidade participaram de testes de aceitação e mais de 750 bugs foram encontrados pela equipe. “Agora o laboratório encerra a etapa de atendimentos gratuitos e inicia a prestação de serviços”, afirma.
Serviços oferecidos
O Laboratório de Controle e Garantia de Qualidade em Jogos Digitais (LabQA), que está localizado na sala 101 do prédio Amarelo, no Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo), oferece diversos serviços para empresas do eixo criativo, visando à avaliação geral do produto digital. Confira:
Testes de funcionalidade
– Testagem de Alpha
– Testagem de Beta
– Teste de Fumaça
– Testagem de Input
– Testagem de Funcionalidades
– Testagem de Compatibilidade
– Testagem de Regressão
– Testagem de Load
– Testagem de Desempenho
Testagem de Playtest
– Testagem de Soaking
– Testagem de Acessibilidade
Teste de aceitação do público
Para definição da estratégia, a empresa solicitante deverá especificar, no momento da solicitação do serviço, a necessidade do teste de aceitação do público.
Os interessados nos serviços devem agendar uma reunião de briefing com a Diretoria de Inovação da Universidade Feevale, pelo email tecnologico@feevale.br