Jararaca e coruja-orelhuda são resgatadas pelo Grupamento Ambiental

19 de janeiro de 2024 - 17:20

O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani da Guarda Civil Municipal (GCM) resgatou uma coruja-orelhuda (Asio clamator) e uma jararaca (Bothrops jararaca). Os resgates ocorreram nesta sexta-feira, 19 de janeiro.

 

A coruja foi encontrada em frente a uma escola no bairro Morro do Espelho após o GDA ser acionado pelo vigia do colégio pelo telefone 153. A ave apresentava ferimentos na pata esquerda e no olho direito. Ela também foi encaminhada para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e será avaliada. Além disso, o animal passará por um processo de reabilitação com o objetivo de devolvê-la à natureza.

 

A serpente mede cerca de 80cm e estava no pátio de uma empresa, no bairro Fazenda São Borja. Foi visualizada na noite e um vigilante ficou monitorando o arbusto onde o animal se escondeu até a chegada dos agentes do GDA. Ela apresentava aspecto saudável e foi encaminhada ao Ibama, em Porto Alegre, para tratamento adequado e posteriormente ser devolvida ao seu habitat.

 

Jararaca (Bothrops jararaca)

De acordo com informações do site do Instituto Butantã (butantan.gov.br), a jararaca (Bothrops jararaca) é uma das serpentes mais comuns do sudeste Brasil, mas há várias espécies de jararacas (gênero Bothrops) espalhadas por todo o país. Ela pode ser encontrada da Bahia até o Rio Grande do Sul, associada à Mata Atlântica, e eventualmente em algumas regiões do Paraguai e da Argentina que fazem fronteira com o Brasil. As fêmeas da espécie são maiores que os machos: elas alcançam cerca de 1,5 metro de comprimento, ao passo que eles podem chegar a até 1 metro. A reprodução é vivípara, ou seja, ela abriga os ovos no seu interior.

 

Coruja-orelhuda (Asio clamator)

É uma espécie relativamente comum no Brasil, vive em habitats abertos e semiabertos, como campos naturais com árvores esparsas, cerrado, borda de matas, áreas rurais e parques urbanos. Apesar da ampla distribuição, é uma coruja discreta, facilmente subamostrada em campo. É principalmente noturna, tornando-se ativa já no pôr-do-sol, gosta de caçar roedores e outros pequenos mamíferos. Também conhecida como mocho-orelhudo e coruja-gato.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo