Nesta quinta-feira (18), aconteceu a solenidade de entrega do ato administrativo de elevação de entrância da Comarca de CSão Leopoldo de Intermediária para Final. Com este reconhecimento, o judiciário leopoldense poderá ampliar os atendimentos com mais juízes e varas especializadas, garantindo maior qualidade. O ato contou com a participação da presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira e do Desembargador Corregedor-Geral da Justiça, o Giovanni Conti.
A medida possibilitará melhorias na estrutura do Poder Judiciário e do Ministério Público de São Leopoldo, como, por exemplo, a criação de novos órgãos judiciários, novas promotorias de justiça, aumento no quadro de servidores, entre outros, qualificando a prestação de serviços jurisdicionais aos cidadãos de São Leopoldo.
A juíza Jaqueline Hofler, diretora do Foro da Comarca de São Leopoldo, diz que a Comarca leopoldense, com essa mudança, se torna mais forte. “Na prática a Comarca se torna mais forte com dois juízes plantonistas ao mesmo tempo. Com isso as demandas de plantão são atendidas mais rapidamente. Por exemplo, as medidas urgentes, as prisões, casos de vida ou morte, como saúde. Com plantões das 19 até ao meio dia do dia seguinte”, esclarece a juíza.
Para o presidente da OAB Subseção São Leopoldo, Renê Engroff, o ato administrativo consagra uma conquista decorrente de um trabalho coletivo da OAB, da Corregedoria do Tribunal em parceria com o Poder Público e a Sociedade Civil de nossa cidade. “Essa conquista da sociedade civil, da advocacia, da direção do fórum, prefeitura, Câmara de Vereadores e entidades. Isso traz benefício para advocacia e cidadania. Ser entrância final impacta também na questão econômica, pois facilita e acelera o processo judicial”, pontua o presidente.
Na cerimônia, além da presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira e do Desembargador Corregedor-Geral da Justiça, o Giovanni Conti, participaram a juíza Jaqueline Hofler, diretora do Foro da Comarca de São Leopoldo, o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi, a presidente da Câmara de Vereadores e advogada Iara Cardoso, o delegado Eduardo Augusto de Moraes Hartz, chefe da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM) entre outras autoridades.
.