O Observatório Social de São Leopoldo está entre as 13 organizações da sociedade civil selecionados no Brasil para aplicar a metodologia do Índice de Transparência e Governança Pública com o apoio da Transparência Internacional – Brasil.
O projeto tem como objetivo fortalecer a capacidade da sociedade civil de monitorar e cobrar ações efetivas de transparência, promoção da integridade e de combate à corrupção, a Transparência Internacional – Brasil, com o apoio da União Europeia, da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil e da Embaixada Real da Noruega no Brasil.
Para o presidente do OBS leopoldense, João Darzone, “o programa fortalece e fomenta ações de controle social através do Índice de Transparência e Governança Pública, entendendo que fortalecer a sociedade civil é fundamental para tornar municípios mais transparentes, abertos e responsivos às demandas da sociedade”, explica.
Além da própria metodologia usada para avaliar a transparência e integridade de municípios brasileiros, os projetos selecionados receberão apoio na forma de aportes financeiros, apoio técnico para gestão do projeto, capacitação e mentoria para desenvolvimento institucional.
Veja a lista de organizações selecionadas para avaliar a transparência de municípios brasileiros e as suas regiões de atuação:
- Observatório Social do Brasil de São Leopoldo (Rio Grande do Sul)
- Observatório do Marajó (Pará)
- Coletivo Cidadão Monitor (Acre)
- Força Tarefa Popular (Piauí)
- Instituto Soma Brasil (Paraíba)
- Observatório Social do Brasil São Paulo (São Paulo – região metropolitana)
- Observatório Social do Brasil Franca (São Paulo – interior)
- Instituto Ilhabela Sustentável (São Paulo – litoral)
- Observatório Social do Brasil Sete Lagoas (Minas Gerais)
- Transparência Capixaba (Espírito Santo)
- Instituto de Direito Coletivo (Rio de Janeiro)
- Observatório Social do Brasil de Indaial (Santa Catarina)
- Rede Curitiba Climática (Paraná)