“O INCT e Feevale estão de portas abertas às prefeituras sobre mutações genéticas de vírus”, Fernando Spilk

15 de janeiro de 2024 - 13:08
Por Sônia Bettinelli

A instalação do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT) na Feevale, em Novo Hamburgo, vai contribuir para a saúde pública e privada de toda a região. Será uma ferramenta importante à disposição das prefeituras. “Vamos apoiar as prefeituras, a municipalidade e o setor privado dessa área. A Feevale está de portas abertas para contribuir com a sociedade, com os poderes públicos. O INCT fará a vigilância gemônica, ou seja acompanhar, monitorar as linhagens e mutações genéticas de vírus para contribuir com o melhor preparo dos poderes públicos, setor privado para agir no combate e para um diagnóstico mais preciso”, explicou o o  professor Fernando Spilki, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade Feevale, nesta segunda-feira (15), no Berlinda News Entrevista.

Fomento

“O fomento do governo federal para o INCT é exatamente para contribuir com a sociedade e com o meio ambiente porque animais domésticos e silvestres serão monitorados para saber se há um vírus para prejudicar o próprio animal e o ser humano. Destacando ainda que o principal papel da universidade é formar novos profissionais para atuar em situações futuras”.

Característica

“A principal  característica do programa envolve  projetos de pesquisa  de longo prazo em redes nacionais ou internacionais de cooperação científica, com pesquisadores e bolsistas das mais diversas áreas  de alto impacto científico e de formação de recursos humanos. O programa permite  antecipar novas pandemias. Esse tipo de informação também é relevante, no dia a dia, para os órgãos que monitoram saúde animal e humana e, ainda, para auxiliar na conservação de espécies da fauna brasileira”.

Teste covid

“Sobre a covid  a palavra sempre será a vacina à disposição de todos. Outra coisa importante, depois da vacina, é fazer o teste quando surgem sintomas porque a ciência, a pesquisa precisam disso para saber qual é o vírus e como combater. Sem os registros de teste o trabalho fica prejudicado”.

Dengue

“Tudo indica que a dengue veio para ficar, é uma doença endêmica principalmente na região metropolitana e no nosso litoral também estará com  muita força. Estamos vivendo o período que precede o surto mais violento no verão mas ela se estende até maio. Por isso  é necessário um esforço muito grande para combater a dengue. E a gente previne e combate a dengue combatendo o mosquito no ambiente da casa e principalmente no ambiente em volta da casa.”

Vacina

“Essa semana devemos ter mais esclarecimentos sobre a vacina, qual vai ser a estratégia do Ministério da Saúde e se será introduzida em todo o País. Geralmente é aplicada onde tem mais circulação de vírus. Mas ao longo dos anos, se os casos de dengue no RS se mantiverem nos níveis atuais, além de ser preocupante a vacina terá que fazer parte do calendário anual.”

Salva

“Sobre a polêmica, a  eficácia e tempo de geração da vacina, as pessoas precisam conter o entusiasmo, o questionamento porque elas também serão salvas. A tecnologia avançou muito e isso agiliza a geração da vacina. E fiquem tranquilos porque as pessoas não são feitas de cobaias porque a vacina não dá para lucro para os laboratórios.”

Saiba mais

Para o funcionamento do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT), a Feevale conta com a parceria de instituições de quatro Estados – Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e, também, da Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido.

Para a formação da rede, o MCTI, o CNPq, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) destinarão recursos na ordem de R$ 5,3 milhões. A verba será disponibilizada para pesquisas de alto nível, a serem desenvolvidas em rede.

Ouça o programa completo

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo