Em decorrência do verão atípico, com muito calor e umidade, as equipes da Diretoria de Limpeza da Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) de São Leopoldo foram ampliadas para atuarem nas ruas da cidade. No verão, estação do ano atual, o clima é muito favorável para o crescimento mais rápido da vegetação, mesmo se trabalhando semanalmente no mesmo ponto.
Inúmeros trabalhos são executados pela diretoria, como a roçada – um procedimento de corte e retirada da vegetação de pequeno porte onde se utiliza uma roçadeira portátil; capina mecanizada – corte rente ao solo por meio de um equipamento mecanizado, como trator; capina manual – onde é utilizado a enxada em pequenas áreas em locais de difícil acesso e pinturas nos meios-fios, após a limpeza.
Na, de segunda-feira, 8 de janeiro, a sexta-feira, 12, foram concluídos os trabalhos de limpeza em toda a extensão das avenidas Mauá; Imperatriz Leopoldina, Caxias do Sul; Coronel Atalíbio Taurino de Rezende e John Kennedy e nas ruas Vinte de Setembro; Pedro Américo; Thomas Édson; Tarcílio Nunes; Leopoldo Albino Scherer; Barbacena; áreas centrais da cidade e no ecoponto Duque de Caxias.
Foram cortadas rente ao solo as vegetações que estavam crescidas, para facilitar a livre circulação nas calçadas, além de melhorar a visibilidade dos veículos e pedestres, tornando o trânsito mais seguro, tendo em vista também o bem-estar da comunidade com espaços de qualidade.
As equipes seguem um cronograma de serviços que atende diversos bairros da cidade, que pode se alterar em virtude das mudanças climáticas, pois não é possível executar os trabalhos na chuva ou com muito acúmulo de água.
“Através do Programa Cidade Limpa e Consciente assumimos o compromisso de promover uma cidade referência em limpeza urbana. Mesmo diante dos desafios climáticos impostos, afinal 11 ciclones atingiram nossa cidade no período de 4 meses, que impactaram fortemente os cronogramas dos serviços públicos urbanos, a Diretoria de Limpeza Pública qualificou e ampliou as equipes e serviços preparando nossa estrutura para atender as demandas inclusive nestes meses mais quentes onde a vegetação cresce com maior vigor. Nosso objetivo é promover o bem-estar da população inclusive realizando com maior intensidade a manutenção e limpeza das vias utilizadas para a realização de atividades físicas e esportes ao ar livre, garantindo maior segurança e qualidade de vida à população”, reforça o secretário da Semurb, Sandro Lima.
Na próxima semana, o cronograma contempla a rua Bento Gonçalves até a BR-116; a rua Primeiro de Março até a estação de trem e a entrada da cidade iniciando pelo Marco Zero.
Qualquer munícipe pode solicitar o serviço através da Ouvidoria Municipal:
Telefone: 156 ou 2200.0362
E-mail: ouvidoria@saoleopoldo.rs.gov.br
Presencial: avenida Dom João Becker, 754 (térreo da Prefeitura), de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.