Com 19 anos como gestora de políticas culturais na área pública e privada, desde agosto de 2023 Patrícia Affonso é a Chefe de Divisão do Escritório Estadual do Ministério da Cultura no RS (MINC/RS), espaço institucional de articulação das políticas do Ministério junto aos entes estaduais. A sede do escritório funcionará no prédio dos Correios, junto ao Memorial do Rio Grande do Sul. São 27 escritórios no Brasil. No Berlinda News Entrevista desta sexta-feira (12), Patrícia relatou o processo de reconstrução da cultura que começou com a recriação do ministério.
“Por seis anos a cultura foi muito criminalizada, exatamente o período que fui gestora na Sociedade Ginástica, aqui de São Leopoldo, no setor privado. Foi muito bom e tem pontos específicos no caso de clubes, dívidas antigas, mas o caminho são os profissionais, os produtores culturais que tem MEIS e conseguem acessar projetos. Na Ginástica conseguimos recursos para catalogar o acervo”, explicou Patrícia que ajudou a construir a secretaria de Cultural no primeiro governo Vanazzi em 2005, também atuou em Sapiranga, Antônio Prado e Secretaria de Estado da Cultura SEDAC.
Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC)
“O direito à cultura está gravado na Constituição e deve funcionar como os demais direitos, não é favor. Nosso trabalho começou em junho para recriar, reconstruir a cultura, democratizar envolvendo as organizações culturais e os próprios agentes por meio do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) lançado em outubro com investimento de R$ 58,8 milhões direcionados para ações de formação em direitos e políticas culturais, apoio à elaboração de projetos e parcerias, comunicação social e difusão de informações sobre as políticas culturais, além de 595 Agentes Territoriais de Cultura – pessoas físicas que já atuam no setor, selecionadas por Institutos Federais e receberão bolsas por dois
anos para desenvolver ações em seus territórios”
Cultura viva- Pontões de Cultura
“Teremos recursos da Política Nacional Aldir Blanck (PNAB) para chegar em todo o Brasil, mas para isso o município precisa aderir. Aqui no RS 26 municípios não aderiram por vários motivos, mas seguiremos o trabalho para que todos os municípios tenham a oportunidade de fazer cultura, arte que movimenta a economia, traz felicidade. A meta é chegar em todos os locais pelos editais estaduais com uma perspectiva de 5 mil Pontos e Pontões de Cultura fomentados e premiados. ”
Conferência nacional em março
“Estamos com uma grande expectativa e alegria para a conferência nacional de 4 a 8 de março em Brasília. Significa muito porque há dez anos não acontece, As diretrizes aprovadas no encontro promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) irão resultar em um novo Plano Nacional de Cultura (PNC) a partir de seis eixos temáticos: Institucionalização: Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Direito às Artes e Linguagens Digitais.”