A segunda semana de 2024 será marcada por muita instabilidade no Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuvas fortes e temporais em diversas regiões do Estado. Após registros de tempestades localizadas na semana passada – como o temporal que atingiu Porto Alegre, na terça-feira (2) -, os próximos dias serão de mais ocorrências como esta em maior número de locais do RS. As informações são da MetSul.
Até quinta-feira (11) é esperado que o tempo esteja instável e sujeito fortes chuvas e temporais isolados. Entre as possíveis ocorrências estão previstas chuvas localmente fortes de altos volumes em curto espaço de tempo, além de tempestades isoladas com risco de ventaval e queda de granizo.
As condições atmosféricas iniciaram a se inclinar para esta tendência de instabilidade desde o domingo (7), mas as ocorrências devem aumentar a partir desta segunda-feira (8). As chuvas, no entanto, devem ser pontuais e não serão bem distribuídas. Assim, os volumes de precipitação devem variar a depender do local do Estado.