Faleceu hoje (2) aos 85 anos, José Fernando Noschang, o Sacão, um personagem da história do carnaval de São Leopoldo, especificamente dos “Cobras”, bloco da Sociedade Orpheu, nos anos 70. Técnico previdenciário do INSS, Sacão foi o Rei Momo dos Cobras, amigo do Miro da escola Império do Sol, do advogado Dagoberto Goulart, o Dagô, fontes que busquei hoje para saber mais sobre o Sacão.
José Fernando Noschang também fez muitas amizades além do círculo do carnaval. Em 1974 ingressou no INSS como escrivão , função que o tornou muito conhecido, assim como as paradinhas no Senadinho para um café e muita conversa. O ex-vereador Cláudio Giacomini lamentou sua partida com postagem nas redes sociais. “Um grande amigo de muitas conversas, vai deixar muita saudades”, disse Max Müller, da Katy Calçados. Sentimentos aos familiares, amigos e carnavalescos.
O velório começa às 21h30, na Capela 2, da Seewlad Troian. A cerimônia de despedida está marcada para às 16 horas desta quarta-feira (3) seguida da cremação no Ecumênico.
Na história da cidade
A luta de Sacão para criar uma associação carnavalesca está no trabalho de conclusão de Ramão Carvalho, licenciado em História e Mestrado em Desenvolvimento Regional.
Imagens estão em:
CARVALHO, Ramão Edonil Dauinheimer de. A História do Carnaval de São Leopoldo Através da Imagem: um resgate histórico do carnaval leopoldense. São Leopoldo: Unisinos. [Trabalho de conclusão de Curso em História] 2010.
sou eternamente grata pelas palavras e pela homenagem. Meu pai, meu amor, minha base e meu eterno amor.