78 toneladas de resíduos são retirados das margens da BR-116 na Vila Pedreira em Esteio

30 de dezembro de 2023 - 07:39

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) realizou ontem (29), mais uma limpeza às margens da BR-116, na altura da Vila Pedreira, no sentido Porto Alegre/interior. Na ação, envolvendo 20 trabalhadores, uma retroescavadeira, uma carregadeira e três caminhões. Também fez parte da equipe de trabalho uma equipe da Guarda Municipal e uma guarnição do Corpo de Bombeiros, para lavagem dos resíduos que permaneciam na pista lateral da rodovia.

Na ação foram recolhidas seis cargas de lixo, totalizando78 toneladas de resíduos, descartados irregularmente no local. O Município tem um custo médio de R$ 4 mil para dar um destino adequado para o material, que é depositado no aterro sanitário de Gravataí.

Descartar resíduos em áreas públicas ou terrenos baldios particulares é crime e pode gerar multa. No caso de flagrantes de pessoas depositando material em área irregular, a denúncia pode ser feita para a Patrulha Integrada de Proteção Ambiental (Pipa) pelo DisquEsteio (0800-541-0400) ou pelo telefone da Guarda Municipal (153).

Limpeza de arroio

Também na manhã desta sexta-feira, outra equipe da SMOSU trabalhou na limpeza preventiva do Arroio Esteio, no trecho compreendido entre as Rua Dona Isabel e Brasil. Durante o trabalho, os servidores removeram galhos e outros materiais depositados irregularmente no leito do arroio. O trabalho consistiu ainda na limpeza de todas as passagens de galerias, das ruas Novo Hamburgo até o entroncamento da Dona Iasbel.

A medida faz parte do Programa Permanente de Manutenção Preventiva, que tem como objetivo garantir a segurança da população contra possíveis enchentes na cidade. A limpeza evita que a vegetação em excesso termine caindo dentro do curso d’água, o que, junto com o lixo que acaba sendo despejado ilegalmente no arroio, poderia entupir a tubulação existente e atrapalhar a vazão em caso de chuvas mais fortes.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo