O governo do Rio Grande do Sul informou nesta sexta-feira (29) que a atuação conjunta da BM (Brigada Militar) e da Polícia Civil resultou em um aumento expressivo nas apreensões de armas e drogas no Estado neste ano.
Em 2023, operações coordenadas pela Secretaria Estadual da Segurança Pública apreenderam mais de 9 mil armas e 40 toneladas de entorpecentes, um aumento de 12,5% na comparação com 2022. Mais de 123 mil criminosos foram presos.
“Esses dados destacam o trabalho integrado dos órgãos de segurança, com enfoque para o reforço do policiamento ostensivo e preventivo realizado pela Brigada Militar e para o aumento das investigações realizadas pela Polícia Civil, que vêm asfixiando o crime organizado. A dedicação e o compromisso de todos os policiais, somado ao fortalecimento do serviço de inteligência, têm feito com que as forças policiais atuem cada mais forte no combate à criminalidade. Com investimentos, o governo garantiu o ingresso de mais de mil policiais, auxiliando no aumento da sensação de segurança do cidadão”, afirmou o titular da pasta, Sandro Caron.
SÃO LEOPOLDO
A Operação Valorem, realizada pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), foi a maior apreensão de valores em espécie na história do departamento. A ação, deflagrada em São Leopoldo, localizou R$ 824 mil, provenientes da venda de entorpecentes, além de apreender armas, cocaína, crack e um laboratório para produção dos entorpecentes. Agentes levaram cinco horas para contabilizar valor desta que é considerada a maior apreensão em moeda da história do Denarc