O secretário Walter Léo Verbist, titular da Secretaria Municipal de Proteção Animal de São Leopoldo (Sempa), gravou um vídeo pedindo a população leopoldense que não soltem fogos de artifícios neste Natal e também Ano Novo. Verbist lembrou que o barulhos dos fogos além de prejudicar os animais também incomodam idosos, crianças autistas, com síndrome de down e pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O secretário lembrou ainda que em São Leopoldo existe uma lei municipal que proíbe a venda de fogos de artifícios com estampido. A lei 8.937 foi sancionada em janeiro de 2019 pelo prefeito Ary Vanazzi.
Fica permitida a manutenção, utilização, manuseio e queima de material pirotécnico que não emita som, levando em consideração a conduta correta para se fazer uso dos fogos.
Para denunciar, ligue para a Secretaria Municipal de Proteção Animal através do telefone: 2200-0448. O secretário de Proteção Animal Walter Verbist ressalta que a denúncia tem que ser acompanhada de provas que identifiquem a pessoa ou entidade que esteja soltando os fogos. “Para que haja a possibilidade de emitir os autos de multa, precisa ter a identificação de quem solta, com fotos e vídeos”, explica.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado disponibiliza o fone 181 para denúncias deste tipo. De preferência, é importante que a infração seja registrada de alguma forma, como em vídeos, por exemplo, para que a denúncia seja flagrada.
Veja o vídeo abaixo