A história política de São Leopoldo dos últimos 40 anos passa pela trajetória de vida de Ronaldo Zulke, vereador, três vezes deputado estadual e um mandato na Câmara Federal. Passados nove (9) anos de sua decisão de se afastar da política para cuidar da saúde e ficar coma família é um dos personagens responsáveis por conquistas da cidade. A Rua da Praia, por exemplo, palco do Sarau Cultural, foi revitalizada com recursos trazidos pelo então deputado federal Ronaldo Zulke. No Berlinda News Entrevista desta quarta-feira (20), Zulke falou sobre sua história e sobre o cenário político municipal, estadual e nacional, com recorte especial sobre o momento do PT, partido que é filiado e estará na prévia em 21 de janeiro entre Nestor Schwertner e Nelson Spolaor.
Virtude do PT
“Agora está sendo feito um intenso esforço para construir o consenso numa solução para escolha do nome a prefeito. Mas se isso não for possível vai para uma grande virtude do PT, a prévia, que garante ao filiado, democraticamente, escolher o candidato, qual a proposta que vamos defender e as diferenças programáticas que cada um vai trazer.”
Rico processo
“Em 2005, o PT chegou ao primeiro mandato após a prévia disputada por mim e pelo Vanazzi. Foi um rico debate, fui vencido internamente pelo Vanazzi que até hoje faz uma excelente gestão da cidade. Encerrada a prévia saímos unidos para a campanha e vencemos porque a militância já estava mobilizada pelas prévias e manteve isso na eleição municipal. Além disso, o processo dessa forma (prévias) compromete todo mundo.”
Importante para a cidade e para o País.
“Tenho certeza que o presidente Guilherme Louzada e o prefeito Vanazzi saberão conduzir muito bem esse processo porque a eleição de 2024 não é só muito importante para a cidade, também importa muito para o País. Ao governo do presidente Lula é muito importante aumentar a sua base social nas prefeituras de todo o País porque indica o caminho para o futuro”
Projetos
“Manter o projeto atual significa dar continuidade as obras, muitas em execução e outras apresentadas em Brasília. Há poucos dias me reuni com o prefeito Vanazzi e falamos a respeito da continuidade que inclui buscar recursos no governo federal com a apresentação de projetos, sem isso, não é possível liberar recursos. E o Vanazzi sempre fez muitos projetos desde o primeiro mandato, a Avenida João Corrêa, por exemplo, agora o mesmo processo está na revitalização da Independência.
Lado a lado
“Falo aqui com a tranquilidade que o Nestor é o meu candidato pela nossa parceria de muitos anos, construímos muita coisa juntos, sempre lado a lado. Certamente o Nelson também tem grandes propostas e competência e os filiados vão analisar e decidir.”