Sapucaia do Sul completa dois anos de coleta de sangue na cidade

18 de dezembro de 2023 - 12:46

Em 15 de dezembro de 2021 foi inaugurada, em Sapucaia do Sul, a Sala de Doação de Sangue do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). Passados dois anos, o serviço registra números animadores. Com a coleta realizada no último dia 7, o serviço completou 42 ações em parceria com o Hemocentro de Porto Alegre. Antes, a comunidade tinha que se deslocar até a Capital para realizar o procedimento.

Desde o início, o Getúlio Vargas recebeu 1.698 voluntários, proporcionando a coleta de 1.338 bolsas de sangue, dado que algumas pessoas podem não estar aptas à doação. A agente comunitária de saúde, Elisia Sant´Ana de Freitas, de 58 anos, recorda que virou doadora a partir da necessidade de sangue para sua mãe. “Comecei doando para ela e hoje me sinto na obrigação de fazer esse gesto. E esse ponto de coleta em Sapucaia facilitou muito para nós”, comentou ela, sentada na poltrona de doação.

Maria Gasparin, 57 anos, e Morgana fagundes, 27, mãe e filha, foram juntas ao HMGV para doar. “É a terceira vez que venho aqui. Eu acho um gesto tão simples e bonito que você pode fazer a pessoas que nem conhece”, comentou a jovem. A dona de ca

Aliando facilidade e solidariedade, a sala de coleta de Sapucaia do Sul também oportunizou a chegada de novos doadores. “Desde adolescente eu queria doar, mas precisava ir a Porto Alegre. Com a possibilidade de fazer aqui no hospital, bem perto de casa, passei a doar sempre”, relata a universitária Amanda Oliveira, de 25 anos. A enfermeira da Agência Transfusional do Getúlio Vargas, Aline Ramona, se diz realizada em participar do trabalho. “Há quase dois anos estou nesse projeto nobre, que é salvar vidas. Doar sangue é um ato vital para a saúde de inúmeras pessoas, além de um exercício de solidariedade”, ressalta.

As próximas datas de coleta no HMGV serão em fevereiro, dias 1º e 29, na parte da manhã. No mês passado, o hospital de Sapucaia do Sul foi homenageado pela Secretaria Estadual de Saúde como “Rede de Apoio à Doação, pela parceria e imprescindível desempenho no ato voluntário da divulgação e captação de doadores”.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo