Neste momento os olhos do Partido dos Trabalhadores de São Leopoldo está voltado para a prévia em 21 de janeiro de 2024. Os filiados irão escolher entre Nestor Schwertner, da Democracia Socialista (DS) e Nelson Spolaor, da Articulação de Esquerda (AE), para ser o representante do PT na sucessão de Vanazzi. Mas não significa que o escolhido já será o candidato pelo atual projeto de governo. A decisão do nome será definida junto com o PDT.
No programa Berlinda News Entrevista desta quinta-feira (14) o presidente do PT leopoldense, Guilherme Louzada explicou as diretrizes internas do PT que é a prévia. ” Existe uma máxima na política que ninguém é candidato a vice. Isso preciso ser construído. Vamos definir na prévia o nome do PT. Democraticamente e legitimamente como sempre foi. Após vamos conversar com o PDT para definir essa construção”, afirmou.
Segundo Louzada, sobre o acordo entre PT e PDT de 2020 que resultou na chapa Ary Vanazzi/Ary Moura, e a dobradinha no inverso PDT/PT para 2024, “não está posto na mesa como uma fatura esse acordo, mas vamos conversar com o presidente Fabiano após as prévias“.
RENÚNCIA DE MARCEL
Durante o programa o presidente petista falou da renúncia do secretário de cultura Marcel Frison. Disse que só foi procurado após a decisão tomada pelo secretário.
2003
Louzada lembrou 2003 quando Ary Vanazzi e Ronaldo Zulke foram para prévias e o nome escolhido, no caso Vanazzi, ganhou as eleições municipais. “E em 2003 o PT saiu totalmente unido porque o importante é que o partido e seus filiados respeitem a decisão das prévias. Isso mostra a força da democracia do PT”.
PESQUISA
Questionado sobre uma pesquisa para fazer qual seria o nome escolhido pela população, Louzada disse que será realizada, mas o nome escolhido será uma decisão dos filiados. “Vamos fazer uma pesquisa de consumo interno. Mas a decisão do nome sairá dos filiados”.
Oito debates nas regionais
“Pela decisão das correntes, serão realizados oito (8) debates entre Nestor e Spolaor, a partir da primeira semana de dezembro em cada uma das regiões da cidade para que os dois apresentem suas propostas para os filiados. O encerramento será na sede com um grande debate. Esse processo gera uma mobilização importante dos filiados.”
Ouça abaixo a entrevista completa