A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realizou a última entrega de mudas de hortaliças e legumes de 2023 para as hortas comunitárias de São Leopoldo. Nesta última etapa, foram contempladas as hortas comunitárias da Associação Turma do Sopão, do Espaço Marielle Franco, da Comida no Prato, da Aliança do Bem, da Associação Beneficente Casa Auxiliadora, da Tenda do Encontro, do Centro de Referência para a População de Rua (Crepar), da vila Progresso, e da Comunidade Indígena Por Fi Ga.
Em 2023, foram realizadas seis distribuições de mudas, totalizando 131 bandejas, cada uma com 120 mudas. Foram 15.720 mudas entregues ao longo do ano.
O secretário do Meio Ambiente, Anderson Etter, contou sobre o programa como um todo e a sua importância no escopo do município. “Garantir comida no prato, cuidando das pessoas, preservando o meio ambiente, e com um alimento saudável, sem agrotóxicos, é essa experiência que as hortas comunitárias de São Leopoldo estão realizando. O prefeito Ary Vanazzi estabeleceu como meta que a população leopoldense tenha comida no prato, e diante disso, junto com a Secretaria de Assistência Social, com o apoio do secretário Fábio Bernardo, a Semmam iniciou uma etapa de distribuição de materiais e mudas de hortaliças que estão sendo entregues nas hortas mantidas pelas cozinhas comunitárias”, destacou Etter.
A presidente da Casa Auxiliadora, Rejane Bottega Victoria, contou como acredita na importância e relevância do programa. “Investimos tempo com crianças e adolescentes, enfatizando a importância ambiental e da sustentabilidade. Produzir alimentos em casa é essencial, e o incentivo do governo torna tudo mais positivo, mostrando que estamos na trilha certa”, disse Rejane.
A extensionista rural social do escritório leopoldense do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Adriana Conzatti, contou sobre a colaboração da Semmam com o Instituto. “Acho que a associação entre cozinha comunitária e horta comunitária é uma iniciativa muito interessante, beneficiando famílias vulneráveis. As hortas proporcionam não apenas produção de alimentos, mas também educação ambiental, segurança alimentar e convívio comunitário. A Emater atua em parceria com a Semmam, oferecendo orientação técnica e social para grupos envolvidos, abordando desde o plantio até o combate de pragas. Essas ações têm sido bem-sucedidas localmente, contribuindo para a produção de alimentos e fortalecimento da comunidade”, explicou Adriana.