São Leopoldo subiu dois níveis no ranking CDP Track, uma organização global sem fins lucrativos que gere o sistema de divulgação ambiental mundial para empresas, cidades, estados e regiões. Em 2022, o município tinha a classificação D e neste ano subiu para B. Na América Latina pouco mais de 40 cidades têm essa classificação, no mundo, pouco mais de duzentas. Isso porque a cidade conseguiu coletar dados sobre os principais riscos e impactos das mudanças climáticas e está tomando medidas para reduzir esses efeitos e se adaptar a eles. A divulgação do ranking ocorreu no dia, 5 de dezembro.
Conforme o coordenador técnico do Observatório de Mudanças Climáticas de São Leopoldo, Éverson Gardel, a A-List de Cidades do CDP (“Lista A” do Carbon Disclosure Program) baseia-se em dados ambientais divulgados por cidades através do CDP-ICLEI Track e foi concebida para encorajar e apoiar cidades no reforço da sua ação e ambição climática.
“As ações de enfrentamento às mudanças climáticas que efetuamos em 2023 fez com que o município subisse dois níveis nesta classificação. Depois da criação do Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), conseguimos elaborar um diagnóstico que identificou, mapeou e quantificou as fontes de emissão de determinada atividade, processo, organização e setor econômico da cidade. Com isso, a prefeitura incentivou a adoção de medidas sustentáveis que contribuem com a redução dos danos ambientais ocasionados pela intervenção humana no meio ambiente”, esclareceu.
O secretário do Meio Ambiente, Anderson Etter, afirmou que por meio de ações adotadas pela atual gestão, São Leopoldo está cumprindo várias ações que são fruto do Plano Local de Ação Climática (Plac). “Já estamos constatando eventos climáticos extremos. Enquanto poder público, temos a obrigação de colaborar com ações na lógica de minimizar a emissão de gases formadores do efeito estufa. Dessa forma a prefeitura incentiva a adoção de medidas sustentáveis que contribuam com a redução dos danos ambientais ocasionados pela intervenção humana no meio ambiente”, apontou.
O que é o CDP
O Carbon Disclosure Program (CDP) ou programa de divulgação do carbono, é uma organização não governamental mundial responsável por acompanhar e mobilizar investidores, companhias e gestores públicos em ações colaborativas de mitigação referentes às mudanças climáticas. O CDP foi criado em 2000 e desde então atua no compartilhamento e monitoramento de emissão de gases do efeito estufa.