O clima tem sido um dos principais inimigos para o andamento das obras de reconstrução do pavilhão de Comando do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado “Batalhão da Serra”, destruído pelo fogo em 2 de julho de 2018. Mesmo assim a empresa responsável pela obra está trabalhando no telhado e a previsão de finalização é janeiro de 2025.
Com exclusividade, a reportagem da Berlinda foi recebida pelo Tenente-Coronel Celso Brasil Nascimento, no 19º BIMtz na tarde desta quarta-feira (13), visitada guiada pela obra. “A previsão do termo de contrato (com a empresa que é responsável pela obra) é dia 14 de novembro de 2024, mas tivemos um ano bastante chuvoso e inicialmente estamos concluindo parte da fundação dos blocos. Essa etapa se encerra no dia 29 de dezembro. Agora estamos na parte do telhado, terminando a estrutura metálica, parte que será concluída também no final do ano”, afirma o comandante.
O comandante explica que a obra foi paralisada porque a primeira empresa vencedora da licitação não teria dinheiro para concluir o serviço. Assim, o exército precisou abrir uma nova licitação e reiniciar todo o processo.
A retomada das obras ocorreu após a aprovação do novo projeto executivo, orçado em R$ 18 milhões, e pago pelo Estado Maior do Exército Brasileiro.
Ainda de acordo com o Tenente-Coronel Brasil, que assumiu no final do ano passado no lugar do comandante Marcelo Neival Hillesheim de Assumpção, a empresa K&G Construções Limitadas, de Santa Cruz do Sul, começou a restauração.
O maior cuidado é justamente manter as estruturas remanescentes para garantir a arquitetura original. “A grande complexidade da obra é que estamos falando de uma restauração. Então busca-se que o local fique, senão idêntico, muito próximo ao que era antes. Essa é a questão técnica desta obra. Seria muito mais rápido, simples e mais barato se derrubasse toda a estrutura e fizesse um novo pavilhão. Porém, em 2023 nosso batalhão completou o marco de 101 anos aqui em São Leopoldo, e como é de se esperar, o pavilhão original era muito querido por todos. O motivo da demora na restauração deve-se, inicialmente, à outra empresa, a qual não cumpriu o que estava previsto no contrato e necessitou de uma situação jurídica para isso, além das chuvas”, lembrou.
O prédio do Pavilhão de Comando foi inaugurado em 12 de novembro de 1922 e hoje o 19º BIMtz conta com cerca de 750 soldados.
Ouça abaixo a entrevista completa