Por Sônia Bettinelli : Presidência da Câmara de Vereadores com suspense e emoção até o dia 20?

12 de dezembro de 2023 - 06:24
Por Sônia Bettinelli

Faltando uma semana para a eleição da presidência da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, o silêncio tem gerado dúvidas sobre o acordo de 2020 com o PDT no comando da Casa no último ano da atual legislatura. O silêncio pode ser estratégico por parte do PDT enquanto define internamente qual vereador será presidente. A outra possibilidade, nem tão remota assim, é a presidência da Câmara ter entrado nas negociações do PT na substituição de Marcel Frison por Nelson Spolaor, para a disputa  interna com Nestor Schwertner pela sucessão do prefeito Vanazzi. Caso o PDT não assuma a presidência – que não seria a primeira vez em acordos políticos –  estaríamos diante de um final de legislatura surpreendente e até politicamente emocionante, tipo a última rodada do Brasileirão. Nesse roteiro, o PDT seria o Botafogo.

O nome do PDT

Mantido o acordo de 2020 (99% de chance) o PDT parece ainda não ter definido se a presidência será com a vereadora Iara Cardoso (atual vice-presidente), com o vereador Adão Rambor (que voltou antes do previsto) ou Fabiano Haubert.

Em 2024,  no mesmo endereço

Certo mesmo é que a gestão da nova Mesa Diretora iniciará junto à praça do Imigrante. A mudança para o Rio do Sinos, no imóvel  anunciado pela atual administração, após autorização de aluguel pelo plenário, deve entrar pelo menos nos primeiros 90 dias de 2024. A licitação para contratação da empresa que fará a reforma e adequação do prédio está marcada para o dia 15, próxima sexta-feira. É o primeiro passo do processo burocrático, ou seja, praticamente impossível prever o dia da mudança com antecedência.

Bicentenário e campanha

Lembrando que 2024 é ano de Bicentenário, celebrações e uma agenda cheia de compromissos do Legislativo com a festa simultaneamente com convenções partidárias e campanha eleitoral. Que ano.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo