Neste sábado (9), a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres debate a religiosidade com o tema: “Quem tem fé, respeita mulher”.
Até o meio-dia, a roda de conversa acontece no terreiro de Umbanda, Pesquisa e Iniciação P. Preta Velha Zimba do Congo, na rua João Carlos Groth, 75, bairro Pinheiros.
Às 17 horas, o encontro ocorre na Casa da Irmã Janete Linhares, liderança da Assembleia de Deus, na rua Octacílio Bandeira da Silva, 73, Jardim Fênix.
A campanha é realizada pela Secretaria de Políticas para Mulheres de São Leopoldo com apoio das demais secretarias, Comitê Intermunicipal de Fortalecimento da Rede de Políticas Públicas para Mulheres, Universidade La Salle; lideranças religiosas; associações e entidades da sociedade civil.
Saiba mais
A campanha é uma mobilização educativa que luta pelo fim da violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres. Cerca de 160 países em todo o mundo participam de ações que têm início no dia 25 de novembro – Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. No Brasil, o início é marcado pelo Dia da Consciência Negra, em razão da dupla vulnerabilidade da mulher negra, pela intersecção entre machismo e racismo.
O período da Campanha dos 21 Dias compreende as datas 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra; 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e Dia Municipal de Combate ao Feminicídio; 29 de novembro, Dia Internacional das Mulheres Defensoras dos Direitos Humanos; 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra Aids; 03 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência; 06 de dezembro, Dia dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres; 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.