POR JOAO DARZONE: “Vingadores da Transparência: A Luta pela Ativação dos Observatórios Sociais e a Implementação Integral da LAI e da Lei do Governo Digital em cada Município”

9 de dezembro de 2023 - 13:42
Por João Darzone

Em um Brasil onde a contabilidade criativa é o Thanos que desafia a ordem pública, a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei do Governo Digital surgem como as Joias do Infinito, equipando os cidadãos com o poder necessário para restaurar a integridade no universo da gestão pública. Porém, essas poderosas ferramentas requerem vigilantes dedicados em cada canto do país: os Observatórios Sociais, verdadeiras S.H.I.E.L.D.s locais, destinados a assegurar que cada município seja um bastião da transparência e da participação cidadã.

 A LAI: O Escudo de Vibranium da Cidadania

Com a LAI, os cidadãos têm um escudo invencível contra a opacidade. O Artigo 5º da LAI reitera que “a prática da transparência deve ser a regra máxima em todos os entes federativos”. Mas, assim como o Capitão América em um campo de batalha, tal escudo deve ser empunhado com destreza. Observatórios Sociais são necessários em cada município para treinar os cidadãos no manejo desse direito, assegurando que a transparência não seja apenas uma diretriz, mas uma prática diária.

A Lei do Governo Digital: A Armadura Avançada para a Modernização

A Lei 14.129/2021 é a armadura avançada que promete revolucionar as operações do governo, trazendo a digitalização de serviços para o centro da arena. Ela estipula que “todos os dados e informações produzidos ou custodiados pelo poder público sejam abertos e acessíveis para todos os cidadãos”, conforme o Artigo 3º. No entanto, muitos municípios ainda operam como se estivessem em uma era pré-digital, com armaduras enferrujadas que mal funcionam. Os Observatórios Sociais são as oficinas de Tony Stark, locais onde se reparam as falhas e se constroem novos sistemas para proteger os cidadãos da burocracia e do isolamento informacional.

Os Observatórios Sociais: As Torres dos Vingadores em Cada Cidade

Cada Observatório Social é um farol de justiça, uma Torre dos Vingadores, onde a cidadania é convocada e preparada para a missão de vigilância. Eles operam com base no Artigo 10 da LAI, que incentiva a “participação popular ou a realização de audiências públicas, durante o processo de elaboração e discussão de leis”. Essas instituições são essenciais para que o governo digital não seja apenas um conjunto de diretrizes, mas uma realidade vivida, onde os cidadãos estão no centro do palco, atuando como co-criadores das políticas públicas.

A Implementação dos Observatórios: O Chamado para a Ação

A implementação de um Observatório Social em cada uma das 5.500 cidades brasileiras é um chamado heroico, semelhante ao momento em que os Vingadores se reúnem para salvar o mundo. É um apelo à responsabilidade de cada cidadão e à sua capacidade de fiscalizar e participar ativamente da governança. Com a atuação desses observatórios, a LAI e a Lei do Governo Digital podem ser plenamente ativadas, possibilitando que os cidadãos acessem informações e serviços públicos de forma ágil e transparente.

A Vitória: A Consolidação da Democracia Participativa

Quando a LAI e a Lei do Governo Digital são plenamente implementadas, com a participação ativa dos Observatórios Sociais, a vitória é da democracia participativa. Cada município, empoderado por essas leis e pela vigilância cidadã, torna-se uma história de sucesso no universo da transparência pública. Neste epílogo, não apenas os heróis, mas todos os cidadãos vivem em uma sociedade onde a informação é livre e o governo é verdadeiramente do povo, pelo povo e para o povo.

Em cada município onde um Observatório Social é estabelecido, um novo capítulo da saga da transparência começa. Como os Vingadores após a vitória contra Thanos, os cidadãos podem olhar para um futuro onde a integridade e a justiça são a norma, e as práticas de contabilidade criativa são apenas uma lembrança distante de um passado superado pelo poder da informação e da participação cívica.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo