Mais 70 estudantes de São Leopoldo se formam no programa 3 Mil Talentos TI

8 de dezembro de 2023 - 15:39

São Leopoldo segue formando jovens para  mercado de tecnologia. Na noite de ontem mais 70 estudantes receberam o diploma de formação no curso do programa 3 Mil Talentos TI. Programa promovido pela prefeitura de São Leopoldo em parceria com o Senac.

O objetivo do Programa é oportunizar três mil bolsas para cursos gratuitos da área de TI (Tecnologia da Informação) até 2024, ano do bicentenário, quando o município de São Leopoldo se prepara com ações de planejamento estratégico, buscando a formação de uma cidade mais inovadora, inclusiva e tecnológica. O edital para o próximo ciclo do programa será lançado no início de 2024.

O secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, fez um retrospecto do projeto, lançado em 2021. “O Tecnosinos apresentou essa necessidade de qualificação e, imediatamente, o prefeito Ary Vanazzi buscou recursos e abriu parceria com o Senac aplicando R$ 2 milhões na iniciativa. O resultado está aqui. Investir em conhecimento é abrir portas, criar oportunidades. Temos quadro interativo e laboratórios de informática em todas as escolas municipais. Tudo para qualificar nossos jovens para um futuro digno, bons salários e projetando uma cidade avançada”, salientou.

Diante de estudantes e familiares, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, lembrou que os 3 mil certificados serão entregues no final do ciclo do projeto em 2024, ano do bicentenário de São Leopoldo. “É um investimento em pessoas e no futuro da cidade. Vamos ter um balanço extremamente positivo para apresentar no ano que vem diante de um mercado tão pujante que é o da tecnologia. Vocês acreditaram no próprio potencial e nós, como prefeitura, seremos sempre parceiros”, reforçou.

Para a secretária-adjunta da Educação, Renata de Matos, mais do que números, a formação representa uma nova geração de profissionais com visão responsável e humana.  “Ao aderir ao projeto, a prefeitura pensa em uma São Leopoldo para daqui a 10, 20 anos, com um dos polos de tecnologia mais importante da América Latina. Além disso, estamos entregando para a sociedade pessoas prontas para trabalhar numa sociedade mais justa, responsável, em um planeta sustentável”, finalizou.

Participou do ato, a diretora do Senac São Leopoldo, Andresa Custódia.

Programa 3 Mil Talentos TI

Dentro do Inova São Léo, desde 2021, estão sendo investidos R$ 2 milhões pela Prefeitura de São Leopoldo com a oferta de bolsas gratuitas pelo Programa 3 mil talentos TI. O projeto foi desenvolvido a partir de um diagnóstico da Governança do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, que é compartilhado entre Unisinos, Prefeitura de São Leopoldo, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL) e Polo de Informática de São Leopoldo.

O projeto faz parte de uma série de ações realizada pelo poder público visando o bicentenário em 2024, preparando a cidade para um futuro inovador, inclusivo e tecnológico.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo