O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Anderson Etter, receberam a direção do Sindicato das Indústrias da Construção e do Imobiliário de São Leopoldo (Sinduscom/Vales) na quarta-feira, 6 de dezembro. Na pauta do encontro o presidente da entidade Rodrigo Weissheimer entregou uma proposta para modernização da legislação ambiental no âmbito do licenciamento.
Ao todo são nove itens que o sindicato apresentou. Conforme Weissheimer, as alterações foram apresentadas por empresas que fazem parte da entidade e levam em conta as legislações federal, estadual e de outros municípios. Agora as propostas serão analisadas por técnicos da Semmam e passará por verificação do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema).
Vanazzi salientou que atual gestão possui um olhar que leva em conta o crescimento ordenado da cidade. “Quando prezamos pelo equilíbrio ambiental a cidade cresce com segurança. Além da preservação, também não ficamos expostos as consequências da alteração climática. Nossa cidade sofreu um prejuízo muito grande com as fortes chuvas e então é necessário que estejamos atentos nessas questões de licenciamento de forma que as compensações ao meio ambiente sejam efetivas”, comentou.
O secretário Anderson destacou o diálogo e a boa relação que a prefeitura mantém com a comunidade e as entidades de classe. “Como nosso governo possui um caráter democrático somos sensíveis as propostas que recebemos. O Sinduscom foi bem importante na elaboração do Plano Local de Ação Climática (Plac). Então vamos analisar muito bem as questões apresentadas para ver o que é possível realizar”, salientou.