Os pequenos pacientes que procuram atendimento no Hospital Centenário contam, a partir desta segunda-feira 94), com um novo espaço físico preparado para recebe-los. São dez novos leitos, dois consultórios, duas observações e uma sala de atendimento especializado para crianças com transtorno do espectro autista. A inauguração da emergência pediátrica recebeu o prefeito Ary Vanazzi, secretários, vereadores, direção e servidores do hospital, autoridades e a comunidade em um ato marcado por falas de agradecimento pelo envolvimento que tornou a entrega possível.
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, destacou os investimentos na saúde que a cidade deixou de receber nos últimos 10 anos, que se aproximam dos R$ 600 milhões. “É um desrespeito com a população de São Leopoldo e da região.” Vanazzi lembrou que 10% do orçamento total do município, o que equivale a R$ 120 milhões anuais, são investidos no Hospital Centenário. “E quando a gente inaugura um serviço desses, a gente se emociona, se enche de orgulho”.
O presidente do Hospital Centenário, Nestor Schwertner, agradeceu o trabalho dos servidores e falou sobre o financiamento do hospital, em que o município, sozinho, custeia cerca de 70% dos custos para o atendimento de 21 municípios da região. “Estamos qualificando e muito o serviço que vinha sendo trabalhado em nossa emergência principal.”
A secretária municipal de Saúde, Andréia Nunes, também destacou os desafios enfrentados pelo município em decorrência do atual financiamento da saúde. “Estamos fazendo um esforço muito grande dentro da saúde de São Leopoldo para habilitar os serviços como eles devem ser. Uma vida longa às nossas lutas”, disse Andréia.
Ao final do ato, as autoridades conheceram as instalações.